
“Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, bota, deixa o Zambelê ficar”. Este é um trecho de uma cantiga de roda conhecida por muitos brasileiros. As histórias dessa e de outras canções que fazem parte da cultura brasileira foram reunidas no documentário ‘Mokambo: Nguzu Malunda Bantu’, dirigido pela jornalista e cineasta Soraya Públio e coroteirizado pelo jornalista e secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Edson Borges.
O documentário foi exibido na última quinta-feira (23/11/2018), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, dentro da programação da Semana da Consciência Negra. “Esse filme retrata o quanto a gente deve de respeito ao povo africano e especialmente ao povo bantu, e o quanto esse povo produziu e produz até hoje, principalmente em termos culturais. Ele veio muito a calhar pela data da exibição em Feira, que é justamente na Semana da Consciência Negra, porque mostra toda a riqueza desse povo, a riqueza cultural, que é o mais importante na humanidade”, explica Edson Borges.
O público assistiu ao filme na cúpula do planetário do Museu Parque do Saber. Com uma estrutura de 360°, o equipamento comportou em parte de seu domo a projeção do filme. O planetário tem o recurso fulldome, mas em sessões especiais, consegue comportar tal exibição de forma confortável.
O documentário não será exibido em circuito comercial. Ficará em circulação em lugares específicos como escolas e entidades do movimento negro, e dessa forma se pretende alcançar e informar as pessoas. E passará a compor a lista do planetário do Museu Parque do Saber, sendo exibido para os visitantes.
“É uma coisa fundamental para as crianças aprenderem, porque é uma parte da história do povo brasileiro. E se a gente sabe do nosso passado, conseguimos construir um futuro melhor”, conta a diretora do Museu, Soraya Públio.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




