Da entrada à sobremesa, a história de cada prato criado pela Chef imprime um sabor estreitamente ligado às suas memórias de infância, vida e carreira, no trânsito entre a tradição e a contemporaneidade
Dentro de sua própria família, a Chef Andrea Nascimento foi descobrindo os seus primeiros sabores e experiências culinárias. Através do olhar caprichoso do pai (ex-comerciante do Mercado Modelo) para a qualidade dos alimentos. Uma pessoa que tinha prazer por essa cultura das feiras tradicionais de Salvador e do Interior da Bahia. Também herdou da mãe o gosto pela cozinha. Ela costumava participar de diversas feiras gastronômicas e, desde pequena, a Chef a acompanhava.
Nessa ponte entre vida, afeto e gastronomia, desenvolveu um estilo contemporâneo, no qual mistura elementos locais (sempre atenta à questão do terroir) à sabores clássicos, mesclando influências das gastronomias de lugares com os quais se identifico como Colômbia, França e México, porém sempre com ingredientes e técnicas que vêm também das raízes afro e brasileira.
Nesses 20 anos de carreira, muitas das suas criações trazem consigo esses elementos, traços e misturas. É crepe francês com recheio de sabor mexicano, é tentáculo de polvo com perfume do oriente (molho de curry vermelho e arroz de especiarias), é camarão com molho de jabuticaba e por aí vai.
Desde 2008, essas raízes, memórias e afetos se traduzem em dois projetos: os Restaurantes Solar Rio Vermelho e Solar Graça, no Palacete das Artes – destaques da 13ª edição do Salvador Restaurant Week, um festival gastronômico realizado há mais de duas décadas em várias cidades do mundo, com o objetivo de democratizar a alta gastronomia. Nacionalmente, a MiCA e o Brasil Restaurant Week realizam o evento desde 2007 e está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Vitória, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em 2011 entram para o calendário Salvador, Goiânia e Fortaleza.
O evento segue em temporada até o dia 25 de novembro de 2018 e tem como tema ‘Menus de Sucesso’. Por isso, este ano o Solar faz uma seleção das melhores entradas, pratos e sobremesas dos últimos sete anos de participação, e que pela ótima receptividade do público foram incorporadas ao cardápio. A novidade fica por conta da opção de menu vegetariano na unidade Rio Vermelho.
Durante o período do festival, o público poderá votar através do site: http://www.voterw.com.br em 5 categorias que irão eleger os Melhores do Salvador Restaurant Week em 2018.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




