
O presidente francês Emmanuel Macron se manteve em silêncio nos últimos dias, apesar dos violentos protestos que tomaram conta do país. A população espera um anúncio de medidas do chefe de Estado, que vai se pronunciar sobre o tema na noite desta segunda-feira (10/11/2018).
Segundo a presidência francesa, Macron pronunciará um discurso à nação às 20h pelo horário local (17h em Brasília). Ele anunciará “medidas” para “reunir toda a nação francesa”, adiantou no sábado (8) o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.
Para o chefe do governo, que receberá sindicatos de trabalhadores e de organizações patronais nesta segunda-feira (10), “chegou a hora do diálogo”. O pronunciamento de Macron é feito dois dias após um protesto marcado por violência e danos materiais em várias cidades do país.
A dificuldade encontrada pelo governo diante dos chamados “coletes amarelos” é principalmente a diversidade de reivindicações e o fato de que o grupo não é organizado por um sindicato ou um partido político, o que torna mais complexa a negociação.
O movimento, que adotou esse nome em razão dos coletes de sinalização de trânsito usados pelos manifestantes, começou em meados de novembro em protesto contra a alta do preço dos combustíveis. Mas logo a mobilização ganhou força e se transformou em uma crítica generalizada à queda do poder aquisitivo e contra as medidas econômicas impopulares do presidente francês.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




