
Na Mesa da Baiana
Receitas, histórias, temperos e espírito totalmente baiano, de autoria da chef Tereza Paim e da jornalista Sonia Bocatto, reúne receitas de pratos tradicionais da Bahia, mesclando a gastronomia típica com dicas, segredos e curiosidades que compõem a rica história da região.
O lançamento da Editora SENAC São Paulo reforça o engajamento da instituição em fomentar a cultura brasileira, proporcionando um resgate da pesquisa na vida e na tradição baiana por meio de sua gastronomia peculiar. Na quinta-feira, dia 27 de dezembro, a partir das 18:30, a Editora promove um encontro com as autoras em noite de autógrafos na Livraria da Vila (Av. Lorena, 1731 – em São Paulo). “Com Na Mesa da Baiana apresentamos um lançamento que celebra a Bahia, a cultura, a história brasileira e a gastronomia de uma só vez”, afirma Jeane Passos de Souza, publisher da Editora Senac São Paulo, que assina o prefácio do livro.
A obra marca a estreia de Tereza Paim no universo da literatura gastronômica. As delícias ensinadas no livro pela chef valorizam a cultura brasileira, as manifestações e gastronomia regional e incluem vários tipos de moqueca, bobó de camarão e cocada. As receitas são acompanhadas por fotos e pelos textos de Sonia, que agregam informações e traduzem toda a pluralidade e a essência que só a Bahia tem. O resultado é uma obra inspiradora que leva o leitor a se aprofundar neste universo de iguarias repleto de tradição.
“A publicação traz a alegria da nossa Bahia, exaltando o modo como os baianos se relacionam com a comida”, disse Tereza. “São receitas de nosso cotidiano, com uma pegada mais atual, imprimindo minha identidade como cozinheira. Comida gostosa cheia de histórias, estórias, cultura e tradições não pode faltar na mesa da baiana”, diz.
Sobre as autoras
Tereza Paim
Chef baiana premiada como Embaixadora da Cozinha Baiana e reconhecida internacionalmente como grande pesquisadora dessa gastronomia.
Autodidata, Tereza iniciou suas experiências com a cozinha ainda na infância e nunca mais se distanciou das panelas. Faz uso de técnicas gastronômicas do mundo e apresenta a releitura de pratos tradicionais, sempre valorizando suas raízes.
No comando de seu restaurante no Rio Vermelho, Casa de Tereza, templo de Yemanjá, Tereza recebe baianos e turistas e propicia a eles o experimento de uma Bahia elegante. O aspecto acessível e puro de sua cozinha se deve à sua trajetória de vida, que se destaca pela imersão com a terra, com pessoas simples e com as riquezas do plantar, cultivar, colher e fazer. Salvador- Recôncavo e o sertão baiano são as casas de Tereza, lugares que têm seus sabores, costumes e culturas inclusos em sua cozinha. Seu trabalho tornou¬ se ferramenta de resgate e inclusão social dos produtores regionais e divulgação dos produtos e da história da Bahia.
Sonia Robatto
Também baiana, a jornalista e escritora Sonia Robatto foi responsável pela criação de grandes projetos editoriais para empresas como abril, Bloch, Três, abril Cultural, Saraiva, entre outras. É apaixonada por sua terra e por seu povo, por isso seu trabalho está sempre direcionado para a pesquisa e o registro dos hábitos culturais do brasileiro.
Nos anos 1960, Sonia voltou-se para as artes cênicas e fundou a primeira Companhia de Teatro Profissional da Bahia e o Teatro Vila Velha. Ao longo de sua carreira, foi autora de quatrocentas histórias infantis, publicadas em livros, revistas, fascículos, e também de peças teatrais. Ainda para este público, criou e dirigiu a revista Recreio (Editora Abril). Em São Paulo, já nos anos 1980, fundou a Editora e Estúdio Robatto, com equipes especializadas em redação, artes gráficas e cozinha experimental, criando novas receitas para fábricas de alimentos, bem como filmes e fotos para televisão, livros e revistas.
Com a colaboração direta de seu marido, o jornalista Caloca Fernandes, desenvolveu projetos de grande relevância sobre a gastronomia brasileira, entre eles Viagem gastronômica através do Brasil e Culinária paulista nos restaurantes dos hotéis Senac São Paulo, realizados em parceria com a Editora Senac São Paulo; bem como O gosto brasileiro: as mais famosas receitas das nossas avós, com 12 volumes; e Um, dois, feijão com arroz: os segredos do arroz/feijão.
Agenda
O que: Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito totalmente baiano
Quando: 28 de dezembro, às 19 horas
Endereço: Editora Nobel – Rua Do Telegrafo, 301, Loja 1, Trancoso
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




