A Casa da Música de Itapuã, um dos 17 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), será o ponto de partida e de chegada para mais uma edição da Caminhada Cultural nas Dunas de Itapuã, no sábado (08/12/2018), às 7h. A Caminhada faz parte do conjunto de ações promovidas pela campanha Viva o Abaeté e terá a presença de representantes da atual gestão da APA ABAETÉ/INEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), 15º CIPM, Cia de Policia Montada, além de membros de outras instituições e pessoas da comunidade.
Segundo o coordenador da Casa da Música, Amadeu Alves, para realizar a caminhada é importante tomar alguns cuidados. “O ritmo do passeio é moderado, mas essa atividade é indicada para pessoas com bom condicionamento físico. Indicamos que todos usem protetor solar, chapéus ou bonés, garrafinhas d’água e calçados apropriados para andar na areia”.
O encontro é um convite a compartilhar vivências no ecossistema de dunas e lagoas da região, com performances culturais e orientações sobre a trilha e o meio ambiente local. A atividade tem início na área externa da Casa da Música com um café da manhã coletivo organizado pelos integrantes, que vão colaborar com algum alimento. Haverá também atividades de alongamento e preparação física, seguindo até as lagoas de Dois Dois e do Urubu. O retorno será na Casa da Música, onde acontece o fechamento da atividade, por volta do meio-dia.
A campanha Viva o Abaeté faz parte da proposta de ressignificação e resgate da área. A ação busca também a integração social para moradores da comunidade, que têm relevância para o território, com suas tradições e costumes que, envolvem não só a memória sócio-cultural da região, como o incentivo à produção artística nos ramos da música, literatura e outras linguagens.
A Caminhada Cultural das Dunas e as ações da campanha de revitalização do Abaeté ainda abraçam a causa da preservação da fauna e flora do entorno e reverbera a importância para o equilíbrio ambiental da região. “A caminhada pelas dunas do Parque do Abaeté faz parte de um movimento pela sua valorização e pertencimento. O ecossistema de dunas é frágil, então seja cuidadoso. Tirar apenas fotos. Deixar apenas suas pegadas passageiras pelas dunas. Somos todos responsáveis pelo equilíbrio ecológico das Dunas e Lagoas do Abaeté”, enfatiza Lavínia Bom Sucesso, porta-voz da Câmara Técnica da APA Abaeté.
Espaços Culturais da SecultBA
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: http://www.espacosculturais.wordpress.com.










