Embaixador da Coreia do Norte deserta e pede asilo à Itália

Oficialmente, a Coreia do Sul não confirmou o pedido de asilo, nem a possível negativa por parte da Itália.
Oficialmente, a Coreia do Sul não confirmou o pedido de asilo, nem a possível negativa por parte da Itália.

O embaixador da Coreia do Norte na Itália, Jo Song Gil, desertou e pediu asilo político ao lado da mulher. As informações foram confirmadas pelo parlamentar sul-coreano Kim Min-ki. A reação do diplomata ocorreu com a proximidade de retorno a Pyongyang, previsto para novembro do ano passado.

De acordo com informações do jornal sul-coreano Joong Ang Ilbo, o embaixador pediu asilo em dezembro de 2018 após receber a ordem de retornar à Coréia do Norte. Não há informações se a Itália concedeu o asilo.

Jo Song Gil e sua mulher estão em local desconhecido, segundo a imprensa sul-coreana e internacional.

Oficialmente, a Coreia do Sul não confirmou o pedido de asilo, nem a possível negativa por parte da Itália. Na Coreia do Norte, há um rígido controle para evitar deserções e pedidos de asilo por parte de diplomatas, impedindo que se mudem para o exterior com suas famílias. Porém, no caso de Jo Song Gil foi autorizada a viagem com a mulher.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading