
O prefeito Colbert Filho recebeu a Medalha da Gratidão, homenagem do povo do axé, durante a inauguração de um templo, no Bairro Papagaio, em Feira de Santana. Ele destacou o respeito que tem as religiões de matriz africana e que apoia as iniciativas contra o preconceito em todas suas nuances.
“Esta homenagem é para o povo de Feira de Santana, que represento e que muito me honra. Respeito as crenças e todas as manifestações que delas advém”, afirmou o prefeito. Lembrou que o município está realizando o levantamento do número de terreiros que existem em Feira de Santana. “É um bem cultural”.
O sacerdote Walter Júnior enfatizou que antes, os povos do axé eram tratados de forma secundária, mas quando o sagrado aparece, a origem da pessoa não é perguntada. “Nossos templos são as nossas casas e este povo existe e somos candomblezistas”, afirmou.
O novo templo inaugurado é o Inzó Kwa Ngua Mukunga, de linhagem banto angolano, e tem como sacerdote Sara Tata Deninksi Indembuka. E o som dos ataques mais os cânticos religiosos foram ouvidos fortes.
Para Lourdes Santana, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas, a criação de mais um templo significa o fortalecimento do sentimento de religiosidade dos negros. “A religião, sob todos os sentidos, nos une e nos torna mais fortes a cada dia”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




