O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana (COMDECINI) e a instituição religiosa de matriz afro-brasileira Nzo Lembá Tatteamoxikongo promovem as comemorações alusivas pelo centenário da raiz Tumba Junsara, nos dias 12 e 13 deste mês. O evento será marcado por palestras, debates e rodas de conversa, valorizando a identidade da etnia Bantu no Brasil, a primeira família angoleira a desembarcar no país no período da colonização.
O evento, que tem como tema central “Bantu: Recontando Verdades Sobre a Identidade da História do Brasil – Diáspora”, será realizado na sede do Nzo Lembá Tatteamoxikongo à Rua Coronel João M Ataide, 1.063, fazenda Lagoa das Pedras, localidade Lagoa das Pedras, Aeroporto, próximo à Mercearia Senhor do Bonfim. Começa no dia 12, às 16 horas e prossegue à noite. E no dia seguinte, tem início às 10 horas.
As comemorações, conforme a coordenadora do evento e presidente do Comdecini, Lurdes Santana, marcam os 100 anos da Casa Mãe do Nzo Lembá Tateamoxikongo, em Feira de Santana.
Tata Ndembuka, também coordenador do evento, ressalta a importância da inciativa visando o resgate da identidade do povo Bantu na cidade de Feira de Santana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




