Quase 2 mil pessoas recebem acompanhamento gratuito para prática de atividades físicas, em Feira de Santana

Atualmente 1.940 pessoas são acompanhadas pelas equipes da Atenção Básica, estas compostas por fisioterapeuta, professor de educação física, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.
Atualmente 1.940 pessoas são acompanhadas pelas equipes da Atenção Básica, estas compostas por fisioterapeuta, professor de educação física, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.

A prática de atividade física está entre as recomendações médicas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Em Feira de Santana, o incentivo a melhor qualidade de vida é feito através das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), distribuídas nas Unidades de Saúde e na Academia da Saúde no Parque Municipal Erivaldo Cerqueira. Por meio do serviço à população pode realizar gratuitamente exercícios com a orientação de profissionais qualificados.

Atualmente 1.940 pessoas são acompanhadas pelas equipes da Atenção Básica, estas compostas por fisioterapeuta, professor de educação física, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Dentre as práticas realizadas estão atividades aeróbicas, dança, funcional, alongamento e flexibilidade, jogos, dinâmicas de grupo, treinos de equilíbrio, exercícios de força, musculação, pilates e boxe. Atividades educativas de nutrição e postura também são feitas como complemento para uma vida saudável.

“O maior público são pacientes portadores de hipertensão, diabetes e obesos. Todas essas doenças são decorrentes do sedentarismo e poderiam ser evitadas com uma alimentação saudável e práticas corporais”, afirma a referência técnica do NASF, Jamiley Dias.

De acordo com Jamiley, os pacientes costumam relatar melhoras nas condições de saúde após iniciarem a rotina de atividade física. “Há relatos de melhora no humor, controle da pressão e glicemia, redução das dores, inclusive algumas pessoas nos procuram para falar que houve redução do uso de medicamentos, como analgésicos por exemplo”, relata.

Para ser acompanhado nas atividades desenvolvidas pelo NASF é necessário se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima a área de residência e ter em mãos documento oficial com foto, cartão de saúde da família e cartão SUS. O paciente passa por uma avaliação e estando apto poderá ser inserido ao grupo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading