Vandalismo em complexo eólico pode causar acidentes

Parques eólicos são vandalizados na Bahia.
Parques eólicos são vandalizados na Bahia.

Diante de atos de depredação no complexo eólico Alto Sertão II, localizado nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, após comunicar as autoridades competentes para apuração e identificação dos vândalos, AES Tietê, operadora do parque, alerta para os perigos da rede elétrica. Periodicamente, a empresa promove campanhas de segurança tanto para funcionários diretos e indiretos de suas operações como também para as comunidades do entorno com o objetivo de conscientizar quanto aos riscos de acidentes.

“O vandalismo em nosso empreendimento foi uma ação isolada, que vêm sendo investigada pela polícia. Reforçamos a segurança dos parques, para que casos como este não voltem a ocorrer. Mas enxergamos a necessidade de informar sobre os riscos do contato ou proximidade com áreas energizadas”, explica Paulo Milton, Gerente de Gestão de Ativos Eólicos da AES Tietê. Acidentes com energia elétrica são a causa de muitas fatalidades no país e o que causa estes acidentes costuma ser, geralmente, imprudência ou desconhecimento de procedimentos básicos de segurança. Para a empresa, construir um ambiente seguro depende da colaboração de todos.

O complexo eólico Alto Sertão II abrange grande extensão das cidades e pode representar perigo devido à alta tensão. No território há áreas energizadas, como as subestações e redes elétricas. É imprescindível respeitar a sinalização para não colocar vidas em risco. Somente pessoas autorizadas podem acessar as subestações. Profissionais da empresa e fornecedores devem estar sempre identificados com crachá. A empresa pede que os moradores ao avistar alguma movimentação que julguem suspeita no entorno do parque informem a empresa pelos telefones 77 99963-5443 e 77 99936-1433 ou email alto.sertao@aes.com.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há quase 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, recentemente, concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading