
Durante os meses de janeiro e fevereiro, o SescTV apresentada episódios inéditos da minissérie O Cinema Sonhado. Dirigida pelo cineasta Ugo Giorgetti, a produção, que conta com quatro partes, rememora o cinema paulista a partir de depoimentos de cineastas formados nos grandes estúdios da década de 1950, e de ex-alunos da ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP. No dia (08/02/2019), sexta, às 20 horas, vai ao ar ECA, terceiro episódio da minissérie. Assista em (sesctv.org.br).
O episódio trata de uma, entre as várias vertentes que se multiplicavam no cinema de São Paulo nos anos de 1960, o cinema político. Logo após a descoberta do cinema publicitário pela geração anterior, foi criado em 1967 o curso de cinema da Escola de Comunicações Culturais – que dois anos depois, tornou-se a Escola de Comunicações e Artes da USP. Entre seus fundadores estavam relevantes pensadores e realizadores como Rudá de Andrade, Maria Rita Galvão, Jean-Claude Bernardet e Paulo Emílio Salles Gomes.
Ao contrário da companhia Vera Cruz, que ambicionava um cinema internacionalizado, a ECA queria produzir um cinema nacional, mais nacionalista, inspirado no Cinema Novo que se fazia no Rio de Janeiro e, principalmente, nos moldes dos Modernistas paulistas com os quais o historiador e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes manteve laços de convívio e amizade. O Brasil era um dos principais assuntos do cinema e essa novidade foi acatada com entusiasmo pelos jovens estudantes.
Segundo Ugo Giorgetti, a motivação que os fundadores da Escola de Cinema da USP tinham era fazer com que o cinema contribuísse de maneira relevante no registro da história do Brasil. “O espírito que congregava, no esforço de criação do curso era produzir um cinema político”, reforça o professor de cinema Carlos Augusto Kalil. Para ele, a ECA mantém até hoje a tradição de fazer um cinema político e anti-mercado.
Entre tantas curiosidades sobre a época trazidas pelo episódio, a técnica de acervo Olga Futema comenta da sorte e privilégio que sua geração teve, ao estudar na ECA. “Eu assisti O Encouraçado Potemkin e outubro, ao lado do Paulo Emílio e Boris Schneider, que traduzia as cartelas do russo, simultaneamente”, relembra Olga.
A Escola de Comunicação e Artes da USP também recebe destaque, na minissérie, como lugar de encontro de uma geração importante para o audiovisual brasileiro. Para falar sobre a ECA, Ugo Giorgetti contou com depoimentos de profissionais como André Klotzel (produtor e diretor), Claudio Khans (produtor), Carlos Augusto Kalil (professor de cinema), Francisco C. Martins (diretor), Alain Fresnot (diretor), Suzana Amaral (diretora e roteirista), Guilherme Lisboa (produtor), Pedro Farkas (diretor de fotografia), Olga Futema (técnica de acervo), Isa Castro (diretora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo), Zé Bob (diretor de fotografia) e Ricardo Dias (diretor e roteirista). Todos esses profissionais narram suas aproximações iniciais com o cinema e os primeiros anos do curso de cinema da ECA USP.
Uma plataforma gratuita sob demanda
Além do acesso à programação ao vivo do canal, o site do SescTV oferece uma seleção de programas e séries brasileiras que podem assistidas na íntegra, gratuitamente, sem necessidade de cadastro. Basta acessar sesctv.org.br. São shows, documentários, debates e entrevistas, que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano. Dentre os programas estão as séries Arquiteturas e Habitar Habitat, ambas dirigidas por Paulo Markun e Sergio Roizenblit; Estilhaços e HiperReal, dirigidas por Kiko Goifman; Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho e apresentada por Marcia Tiburi; Super Libris, de José Roberto Torero, e Galáxias – Olhares sobre o Brasil, de Isa Grinspum Ferraz.
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Agenda
O que: ECA – Terceiro episódio da minissérie O Cinema Sonhado
Quando: 8 de fevereiro, às 21 horas
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram




