
A Europa precisa do potencial da Rússia e, ainda mais, do mercado do país e de seus recursos naturais para resistir a poderes como os da China e dos Estados Unidos, disse o ex-chanceler da Alemanha, Gerhard Schroeder, ao jornal Spiegel.
“Se nós, europeus, quisermos sobreviver politicamente e economicamente entre superpotências [como os] Estados Unidos e a China, nós não podemos fazer isso sem o potencial da Rússia. Nós precisamos do mercado do país e, em primeiro lugar, seus recursos”, disse Schroeder ao jornal em uma entrevista publicada nesta sexta-feira (01/02/2019). De acordo com o ex-chanceler, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem tentado construir um tipo de relação com os países do Ocidente que seja baseada na igualdade e no respeito, mas ele tem sido repetidamente rechaçado ao tentar alcançar a Europa.
“Mas é uma grande chance para nós agora. Nós devemos tentar reconectar a Rússia com a União Europeia e com o Ocidente. Para chegar a isso, mudanças, sem dúvidas, são necessárias tanto na política da Rússia quanto na do Ocidente”, disse Schroeder.
Ao mesmo tempo, o ex-chanceler enfatizou que ele nunca disse que a Rússia não tem problemas, porém, eles não devem ser usados contra Moscou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



