Convênio de R$ 1,6 milhão vai viabilizar requalificação de laticínio de leite de cabra em Uauá

Agricultores dos municípios de Uauá e Curaçá comemoram celebração de convênio com Governo da Bahia.
Agricultores dos municípios de Uauá e Curaçá comemoram celebração de convênio com Governo da Bahia.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), firmou convênio, nesta sexta-feira (22/02/2019), em Juazeiro, com a Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Testa Branca, no município de Uauá, para readequação de laticínio de leite caprino. O laticínio contará com uma infraestrutura que vai garantir a produção de 5 mil litros de leite por dia. O convênio conta com investimento de R$ 1.6 milhão, é proveniente do projeto Pró-Semiárido, e irá beneficiar 200 famílias, em 18 comunidades rurais dos municípios de Uauá e Curaçá. Os recursos provêm de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e objetivam incentivar a cadeia de produção da caprinocultura.

Durante a solenidade de assinatura, o secretário em exercício da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o território de São Francisco é destaque na produção de caprino e na ovinocultura: “A ação vai viabilizar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do município de Uauá e região, e vai ofertar ao mercado consumidor um produto de grande valor nutricional:  o queijo e o leite de cabra”. O secretário informou ainda que a readequação do laticínio faz parte da estratégia do Governo do Estado de requalificar as agroindústrias em todo o território da Bahia.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que tradicionalmente a ovinocaprinocultura no Nordeste é conhecida como produtora de carne, mas a produção de leite desses animais é uma atividade altamente rentável: “Uma cabra pode produzir em leite, em um ano, o valor dela. Porém, com o valor agregado no laticínio, com derivados como iorgurte, queijos, podemos estimular essa produção e vender para fora da região, trazendo retorno de recursos para essas famílias. Com isso, estarão mais estimuladas a desenvolver o seu criatório com melhoramento genético, na alimentação e cuidados com esses animais”.

Entre os produtos que serão produzidos no laticínio estão o queijo coalho de 200 e 500g, iogurte de 300 e 500ml, e o leite pasteurizado tipo barriga mole de 1L.  A gestão do laticínio será compartilhada entre a Associação de Testa Branca e a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).

O presidente da associação, João Bosco Dantas, enfatizou que a conquista é uma luta de muitos anos: “A expectativa com essa requalificação é de aumentar a renda da nossa comunidade e também da região, além de ajudar as famílias a crescerem e terem melhor qualidade de vida”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading