Margareth Menezes encerra com Caetano Veloso a temporada do Mercado Iaô, em Salvador

Margareth Menezes e Caetano Veloso encerraram a edição 2019 do Mercado Iaô, em Salvador.
Margareth Menezes e Caetano Veloso encerraram a edição 2019 do Mercado Iaô, em Salvador.

O sol brilhou na manhã e tarde no Mercado Iaô, em Salvador, mas foi se escondendo para a lua cheia brilhar junto com Margareth Menezes no encerramento do evento mais concorrido do verão de Salvador. Um domingo de Fábrica Cultural lotada, com milhares de pessoas aplaudindo a dona da casa e seus convidados Caetano Veloso, Alexandre Leão e o samba reggae do Muzenza. Ao se despedir da temporada, Margareth mostrou que está pronta para o Carnaval, com uma performance visceral e eletrizante. A nova música Canto da Massa já está na boca do povo, que a elegeu um dos hits da folia, seguindo a mesma trilha de sucesso de Faraó, Elegibô, Selei, Alegria da Cidade e Dandalunda, entre outras.

Uma das participações mais especiais da temporada, Caetano Veloso começou com Lua de São Jorge, homenageando a lua que brilhava entre a chaminé e o telhado da Fábrica Cultural. “Este lugar é muito lindo e Margareth é muito linda”, disse. O santo-amarense seguiu cantando Odara, Sampa, Reconvexo e encerrou, junto com Margareth, na explosiva Tieta. Margareth, que chegou ao palco escoltada pelo grupo de samba Fogueirão, comandou a festa por quase três horas, intercalando música com homenagem de seu fã clube e recebeu a garotinha Manu, com uma performance surpreendente.

Durante toda a temporada, Margareth falou para o público sobre a importância da Fábrica Cultural, uma área de 7.000 m², está em posse definitiva da ONG, presidida por ela,  na Ribeira. É nesta área, que já abrigou a fábrica de linhos Nossa Senhora de Fátima, que o Mercado Iaô passa a se instalar em definitivo como espaço multicultural. A ONG tem como proposta principal impulsionar negócios e   fomentar a cultura, principalmente na Península de Itapagipe, através do incentivo ao empreendedorismo e do resgate da identidade cultural da Bahia.

“Além de shows e eventos, queremos promover cursos de teatro, de técnicos na área cultural e outras formações. O nosso objetivo na Fábrica Cultura não é atender apenas as comunidades da Cidade Baixa, mas de toda Salvador e região metropolitana”, revela Margareth Menezes.

Quem chegou cedo, aproveitou para fazer comprinhas no Galpão das Artes, com quase 100 artesãos apresentando produtos criativos em moda, acessórios, decoração e utilitário. No Espaço Gastronômico, barraquinhas e food trucks disputaram a preferência do público, que também pode conferir as apresentações do Sarauzinho da Calu, Orquestra de Berimbau, Samba Zig, Batekoo e Samba Fogueirão.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading