
O ranking das empresas que mais apareceram nos registros de denúncias durante o ano de 2018 foi apresentado, na manhã de sexta-feira (15/03/2019) pela Diretoria de Ações de Proteção à Defesa do Consumidor (Salvador), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A ação ocorreu em evento realizado no auditório da Codesal, em celebração ao dia do consumidor, com a presença da titular do órgão, Roberta Caires. A lista forma o primeiro cadastro de empresas denunciadas por consumidores em Salvador.
A relação, que será sempre atualizada, é formada por 44 instituições, na sua maioria bancos e financeiras. As três primeiras posições da lista são compostas, respectivamente, pelas empresas Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento, Hipercard Banco Múltiplo S.A e o Banco Agiplan. Empresas que prestam serviços de alimentação, saúde e privados também fazem parte da tabela, a exemplo das Lojas Americanas, Casas Bahia e a Vivo.
“O papel da Codecon é informar, proteger e defender os direitos dos consumidores. A partir do momento que apresentamos essa lista, os consumidores conhecem melhor as empresas antes da contratação dos seus serviços e ficam mais alertas e atentos, tendo a possibilidade de serem menos vulneráveis, evitando passar por situações de abuso na relação de consumo”, declara Roberta Caires.
As empresas que compõem a lista foram autuadas e sofreram processo administrativo no ano de 2018. As reclamações mais frequentes estão relacionadas a abusos na cobrança de multas e juros, além da falta de flexibilidade nos prazos durante a renegociação das dívidas.
“É preciso que o cidadão esteja atento às cláusulas contratuais que precisam estar claras e compreensíveis. Caso não se tenha muito conhecimento sobre o assunto é recomendável que se procure alguém que possa auxiliar, como um contador ou um advogado. Também é de grande importância a existência de canais de atendimento que garantam voz ao cliente, para que haja uma boa comunicação entre as partes”, afirma Caires.
Somente no ano de 2018 o órgão realizou um total de 10.534 atendimentos. Para a diretora, isso mostra que o consumidor baiano tem se preocupado cada vez mais com seus direitos. “Tivemos um crescimento de 100% no atendimento no ano passado comparado a 2017. Os baianos têm procurado cada vez mais os seus direitos e isso também é fruto do trabalho de informação e educação que tem sido desenvolvido pela Codecon junto ao consumidor”, conclui.
Confira o ranking com todas as instituições:
Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento
Hipercard Banco Múltiplo S.A
Banco Agibank S.A. / Banco Agiplan.
Banco Bradescard S.A
Banco do Brasil S.A
Banco Itaucard S.A / Itaucard Financeira
Caixa Econômica Federel
Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba
Empresa Bahiana de Águas e Saneamento S.A – Embasa
Sorocred Crédito Investimento e Financiamento S.A
ASTEBA – Associação dos Servidores Técnicos Administrativos
Assurant Seguradora S.A
Banco BMG S.A
Banco Bradesco Cartões S.A
Banco Bradesco Financiamentos S.A
Banco CBSS S.A
Banco Gmac S.A
Banco Inter S.A
Banco Losango S.A Banco Múltiplo
Banco Santander (Brasil) S.A
Banco Triângulo S.A
BV Financeira S.A
Cedaspy Salvador Comércio de Livros e Cusos LTDA
Centro Nacional de Auxílio ao Servidor Público – Cenasp
Casas Bahia – Cnova Comércio Eletrônico S.A
DaCasa Financeira S.A
Facta Financeira
Itaú Inibanco S.A
Lojas Americanas S.A
Lojas Leader S.A
LuizaSeg Seguros S.A
Magazine Luiza S.A
Midway S.A Crédito, Financiamento e Investimento
Motorola Mobility Com. De Prod. Eletrônicos Ltda
Pax Cristo Rei
Pax Cristo Rei Adm. Serviços Póstumos
PLL Salvador Service Celulares
Previsul Seguradora
Consórcio Realiza – Realiza Administradora de Consórcios LTDA
Realize Administradora de Cartões
Lar Shopping – RS Móveis e Decoração Eireli Me
Saint Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Brasilit
Sociedade Moveleira Paranaense
Vivo – Telefônica Brasil S.A
OI – Telemar Norte Leste S.A
TAP AIR Portugal – Transportes Aéreos Portugueses S.A
Via Varejo S.AA Bahia registrou aumento dos casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, nos primeiros meses do ano. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), houve crescimento de 301,4% até o dia 16 de fevereiro de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018. Foram notificados 3.725 casos em 123 municípios, até essa data. O município de Feira de Santana lidera o ranking com 1.520 registros e quatro óbitos.
Frequentes e cada vez mais intensas no Verão e também no Outono, as chuvas aumentam os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Especialistas da Central Nacional Unimed – maior operadora de planos de saúde do Sistema Unimed – alertam para a importância de intensificar os cuidados com o combate ao mosquito e a prevenção dessas doenças virais. Isso porque o clima quente e as chuvas favorecem a reprodução do mosquito.
Evitar o acúmulo de água é uma medida eficaz para a prevenção dessas doenças. Qualquer local pode se tornar criadouro do mosquito, uma vez que a fêmea deposita os ovos e depois os distribui por diversos outros locais. A Sesab recomendou que os municípios realizassem mutirões de limpeza, com atividades de vistoria e remoções de focos do vetor nas residências, juntamente com caminhadas de conscientização e distribuição de materiais informativos. O governo da Bahia distribuiu 7.400 kits para serem utilizados pelos agentes de controle de endemias dos 417 municípios. Com investimento superior a R$ 2,6 milhões.
O risco maior está no acúmulo de água em calhas, pneus, vasos e garrafas com água parada e limpa. “A reprodução do mosquito é rápida, leva aproximadamente uma semana, o que colabora para o aumento no número de casos”, alerta o médico de família e comunidade, Marlon Chagas Magalhães, da clínica de Atenção Integral à Saúde da Central Nacional Unimed em Salvador.
Ele explica que, no longo prazo, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti podem trazer consequências graves, a exemplo de dores incapacitantes, microcefalia em bebês e até mesmo a morte. Por isso o combate ao mosquito é a forma mais eficiente de prevenção.
“Cada doença se manifesta de forma diferente e a picada indolor do mosquito atrasa o diagnóstico. Justamente por isso, é recomendável ficar alerta para alguns sintomas (febre alta, dor de cabeça, dores pelo corpo, indisposição, dores nas articulações, náuseas, manchas na pele, vermelhidão nos olhos) e procurar um médico”, orienta o médico de família e comunidade.
Dicas para evitar focos do mosquito dentro de casa
1 – Limpeza dos recipientes
Objetos com bordas ou buracos que acumulam água devem ser lavados toda semana com sabão e bucha. Os possíveis focos do mosquito – pratinhos dos vasos de plantas – devem ser preenchidos com areia ou cobertos com lonas bem esticadas, para evitar a formação de poças.
2 – O que fazer com larvas
As larvas do Aedes aegypti devem ser descartadas na terra ou no chão seco, já que elas precisam da água para se desenvolver.
3 – Produtos de limpeza
Produtos de limpeza, como sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina, podem ser usados para limpar recipientes com larvas.
4 – Água sanitária
A água sanitária também é uma opção para limpar os objetos e criadouros potenciais, porém o produto não é recomendado para potes que são de uso doméstico ou animal, uma vez que qualquer resíduo faz mal ao organismo.
5 – Inspeção periódica
Para garantir que a casa esteja sempre protegida, é necessário fazer inspeção periódica. Recipientes que podem acumular água devem ser guardados de cabeça para baixo. Esse tipo de cuidado é fundamental, porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




