Metrô e VLT do Subúrbio modernizam transporte urbano em Salvador

Visa aérea da Estação Aeroporto do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas.
Visa aérea da Estação Aeroporto do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas.

Com 470 anos de fundação, comemorados nesta sexta-feira (29/03/2019), Salvador mistura história e modernidade. Nos últimos anos, o sistema de transporte da capital baiana tem passado por grandes mudanças. O metrô entrou em funcionamento, os trens do subúrbio vão ser substituídos pelo Veículo Leve de Transporte (VLT) e uma nova Estação Rodoviária será construída.

Realizados pelo Governo do Estado, esses investimentos impactam não apenas no jeito do soteropolitano se transportar. “Investir em mobilidade é criar condições de infraestrutura urbana para o desenvolvimento econômico, para a melhor qualidade de vida da população”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.

Para o secretário, houve um salto de qualidade no transporte de Salvador. Há cerca de cinco anos, a cidade possuía um dos piores índices de mobilidade do Brasil e da América Latina. A perda de tempo desestimulava a economia e desgastava a população.

O metrô ajudou a reduzir o tempo de deslocamento. Com duas linhas, o sistema vai da Estação da Lapa ao bairro de Águas Claras, passando pelo Acesso Norte, e chega até o Aeroporto de Salvador, integrado às linhas de ônibus. Hoje, a operação já está completamente adaptada à rotina dos moradores.

“Estamos com uma média de 370 mil passageiros por dia. Temos esquemas de funcionamento especial para os dias de festas, para todos os shows e jogos, inclusive para  o Carnaval”, explica o coordenador de atendimento da CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema, Leonardo Balbino.

VLT

Novos projetos dão continuidade às mudanças na mobilidade de Salvador. O VLT é um sistema com cerca de 20 quilômetros de extensão e composto por 22 estações, que vai ligar a região do Comércio de Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho. Moradora do Subúrbio Ferroviário, a auxiliar de serviços gerais Edvânia Fernandes utiliza os trens diariamente e acredita que o VLT trará ganhos para a população. “Vai melhorar muito. Se for de Paripe ao Comércio, vai ser ótimo para quem mora no subúrbio”, avalia.

Dauster comenta que “hoje, por exemplo, alguém que more em Paripe e que queira vir para a região do Iguatemi vai gastar uma hora e meia a duas horas para fazer este trajeto. A Avenida Suburbana tem um velocidade comercial muito baixa. Quando estiver pronto, o VLT vai fazer essa mesma viagem em cerca de 35 minutos. O passageiro chegará ao local de trabalho com um transbordo e uma tarifa”.

Já o novo Terminal Rodoviário de Salvador será construído em Águas Claras, próximo à BR-324, sendo integrado ao tramo 3 da linha 1 do metrô e a um terminal urbano de ônibus. Ele será moderno, amplo e estará nos moldes de conforto de terminais de aeroportos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading