A praia do Povoado de Garapuá é um dos locais onde as pessoas podem apreciar a natureza em estado primitivo, em um ‘retorno ao paraíso perfeito’. Pouco habitado e explorado, o povoado fica localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, vizinho ao conhecido povoado de Morro de São Paulo e de dois outros povoados, Gamboa e Galeão.
Garapuá, o povoado
A pequena vila de pescadores de Garapuá conserva o ar bucólico e a rusticidade de ruas de terra, formado por modestas casas e um comércio básico. Os moradores do pacato vilarejo sobrevivem da pesca e do turismo.
Garapuá é sinônimo de tranquilidade e o povoado conta com estrutura básica oferecendo poucas pousadas.
O destaque do vilarejo é a hospitalidade do moradores locais e a gastronomia. Nos restaurantes que ficam na praia e nas ruas do povoado, é ofertado significativo número de frutos do mar e deliciosas comidas caseiras.
A denominação do povoado ‘Garapuá’ tem origem no nome da ave ‘Guará’, nativa da região. Ela é espécie de garça com penas avermelhadas.
Garapuá, a praia
Com aproximadamente dois quilômetros de extensão, envolvida por natureza exuberante, escondida por morros revestidos pela Mata Atlântica, manguezais e um imenso coqueiral fica localizad a Praia de Garapuá. Ela possui areia fina e branca, fica praticamente deserta e é banhada por águas profundas, cristalinas, com pequenas ondas, em um convite ao descanso, ou ao mergulho.
Garapuá combina o silêncio de uma praia deserta com atividades em meio à natureza. Diferente da conhecida Morro de São Paulo, ela oferece tranquilidade e bela paisagem.
Tinharé, a ilha
Localizada no litoral da Bahia, a ilha de Tinharé possui cerca de 400 km2 e faz parte do Roteiro Turístico da Costa do Descobrimento. Ela é conhecida desde 1531, quando Martim Afonso de Sousa avistou, dando o nome de Tynharéa. Em 1630, foi construído um forte para defender a capital baiana e o Recôncavo da Bahia. Logo após, foi construída uma capela à Nossa Senhora da Luz, em Morro de São Paulo, e também a Igreja de São Francisco Xavier, em Galeão.
Como chegar
Para chegar até Garapuá o acesso é através de Salvador, passando por Morro de São Paulo, ou através de Valença, com barcos que realizam a travessia até a ilha de Tinharé.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




