Protestos contra presidente Jair Bolsonaro viram pano de fundo do Carnaval 2019, diz Le Figaro

Protesto contra Governo Bolsonaro marca ocorre durante desfile do Bloco Mudança do Garcia, durante o carnaval 2019 de Salvador.
Protesto contra Governo Bolsonaro marca ocorre durante desfile do Bloco Mudança do Garcia, durante o carnaval 2019 de Salvador.

Matérias sobre o Brasil estampam as páginas dos jornais franceses desta terça-feira (05/03/2019). Enquanto Le Figaro se concentra nas mensagens políticas que marcam o Carnaval, La Croix fala dos dois primeiros meses difíceis do governo Bolsonaro.

“No Carnaval do Rio de Janeiro, a contestação anti-Bolsonaro é o pano de fundo da magia do samba” é uma das manchetes do jornal Le Figaro. O correspondente do diário no Brasil, Michel Leclerq, escreve que, muito além do espetáculo dos desfiles, o Carnaval de 2019 ficará marcado pelas mensagens políticas de um Brasil fraturado pela eleição do presidente populista Jair Bolsonaro”.

Le Figaro destaca a homenagem da Mangueira à ex-vereadora Marielle Franco, “cujo assassinato é atribuído a milicianos, mas o crime segue impune até hoje”, diz a matéria. Já o tema do desfile da Salgueiro foi Xangô, o orixá da Justiça no candomblé, “uma maneira de criticar as injustiças no Brasil”, ressalta o jornal. A Portela homenageou a cantora Clara Nunes, “um mito da música popular que superou todos os preconceitos para se impor”, reporta Le Figaro.

Para o jornal, é impressionante a iniciativa das escolas de samba em politizar o espetáculo neste ano. A matéria do Le Figaro ressalta que o fenômeno engloba até mesmo as escolas que não fazem parte da elite do Carnaval. O texto cita a Acadêmicos da Rocinha, “que denunciou o preconceito contra as minorias, exibindo em sua comissão de frente uma faixa com a mensagem ‘Somos Resistência’”.

Dificuldades marcam primeiros meses de governo Bolsonaro

O primeiro Carnaval de Jair Bolsonaro na presidência coincide com o aniversário de dois meses de seu governo e é assunto de uma matéria do jornal La Croix. “O início difícil de Jair Bolsonaro no Brasil” é uma das manchetes do diário nesta terça-feira. O texto do jornalista Gilles Biassette, enviado pelo La Croix ao Brasil, fala da exoneração de Gustavo Bebianno, após o escândalo das candidaturas laranjas no PSL e a polêmica da lavagem de dinheiro envolvendo um dos filhos do presidente, Flavio Bolsonaro.

Além disso, destaca La Croix, o líder da extrema-direita é criticado sobre duas reformas polêmicas lançadas por seu governo, a da Previdência, “que retoma a base de um projeto anterior ao qual Bolsonaro se opôs”, e da Justiça, liderada por Sérgio Moro, amado por uns e odiado por outros, por ter enviado o ex-presidente Lula à prisão. Segundo o jornal, o ex-juiz agora choca parte da opinião pública ao querer dar mais liberdade aos policiais “em um país cansado dos excessos da polícia”.

*Com informações da RFI.

Desfile da Escola de Samba Mangueira no Carnaval 2019 do Rio de Janeiro prestou homenagem póstuma à Marielle Franco.
Le Figaro destaca a homenagem da escola de samba Mangueira à ex-vereadora Marielle Franco.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading