
Reportagem de Célia Froufe veiculada nesta quinta-feira (25/04/2019) no jornal Estadão, revela que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou na quarta-feira (24) que a Operação Lava Jato se transformou em um “partido político” e que o procurador da República Deltan Dallagnol fez uma “brincadeira” ao tentar criar uma fundação para gerenciar R$ 2,5 bilhões de recursos oriundos de uma multa, em processo da Petrobrás. As declarações do magistrado foram dadas em Lisboa, onde participa de um Fórum de Direito
O CNMP abriu um procedimento contra o procurador por ele ter afirmado que três ministros do Supremo formam “uma panelinha” e passam para a sociedade uma mensagem de “leniência com a corrupção”. Dallagnol se referia, em entrevista à rádio CBN, a Gilmar e aos também ministros do STF Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
Para Gilmar Mendes, a Força-tarefa do Caso Lava Jato nada mais é do que um grupo de trabalho. “Mas por um vício – esses vícios comuns a nós – virou, na verdade, uma instituição, um partido político. Quase ganharam, vocês viram, uma fundação”, comentou. Segundo ele, a fundação “Lava Jato” seria uma “brincadeira que Dallagnol teria para fazer política”.
Durante discurso no Fórum, Mendes disse que era preciso tomar cuidado com forças-tarefa que poderiam se transformar em milícias. Quando perguntado se estava se referindo à Lava Jato neste caso, disse que era a “coisas como o tipo”.
Lula. Sobre o julgamento, no STJ, do caso do triplex do Guarujá que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilmar afirmou que a Corte “agiu como um tribunal deve agir” e passou um “recado claro às instâncias inferiores para moderarem seus discursos”.
O ministro disse que a decisão do STJ no processo terá reflexos em novas demandas por parte da defesa de Lula . “Acho que haverá certamente outros pedidos de habeas corpus contra esta decisão do STJ, além da questão do trânsito em julgado e tudo o mais que está pendente”, afirmou Gilmar em relação ao fato de o processo levar tempo para ser apreciado pelo STF.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




