
Para a Micareta de Feira de Santana, que se realiza de quinta-feira (25/04/2019) a domingo (28), o Governo do Estado investiu nos principais setores de funcionamento da festa, como saúde, segurança, cultura e mobilidade. Na área da saúde, além do aumento de 15% do efetivo de funcionários da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas), houve, também, o acréscimo de profissionais na área de serviços gerais e maior disponibilidade de medicamentos.
No setor de segurança, foram disponibilizados 10 mil policiais e bombeiros, que estarão distribuídos por todo o circuito e também, nos postos elevados de observação, em uma passarela lateral e estendida, que está montada ao longo do circuito. Além disso, foram disponibilizados três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) Móveis, que estão posicionados em pontos estratégicos de atendimento e trabalharão em conjunto com as câmeras de reconhecimento facial de alta tecnologia e as câmeras fixas, auxiliando no patrulhamento ostensivo e nas ações de inteligência.
Na Cultura, a festa contou com o apoio da Bahiatursa, que investiu R$ 150 mil em atrações selecionadas pelo Projeto Pérola Negra, da Prefeitura de Feira, bem como o patrocínio do cantor Léo Santana, que se apresenta nessa sexta (26), a partir das 22 horas.
“Nosso papel nesse processo é fazer as interlocuções necessárias e buscar melhorar o diálogo entre Município e Estado, para que as coisas possam acontecer de forma mais intensa. Inclusive, fica a nossa proposta para que seja criado o Conselho da Micareta, passando a funcionar logo após a festa, com acenos do Estado. Nessa medida, vai melhorar de forma significativa a participação do Estado e a integração, para, com isso, termos mais cumplicidade e mais resultados positivos para a Micareta”, destacou o deputado federal José Cerqueira (Zé Neto, PT-BA).
Equipes das áreas de educação e fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN) estão atuando também na capacitação dos condutores de trios; na vistoria dos veículos que desfilam no circuito, com teste do etilômetro para os condutores; realizando blitzes da Lei Seca, nas ruas da cidade; fomentando ações de conscientização entre os foliões; e retirando de circulação condutores e veículos irregulares, com apoio da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e da Polícia Militar.
Outras ações
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) está com a campanha Respeita as Mina de enfrentamento à violência contra as mulheres, com Unidade Móvel montada próximo ao circuito principal da festa e uma equipe multidisciplinar para orientações e acolhimento às mulheres, distribuindo materiais da campanha como folder, adesivos e ventarolas com informações sobre o combate ao assédio e a importunação sexual em festas populares como a micareta, e as várias formas de violência de gênero, direcionando como denunciar e onde buscar atendimento.
A Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e a SPM estão com 2 unidades móveis e suas equipes formadas por Advogados, Psicólogos, Assistentes Sociais e técnicos realizando ações de combate ao racismo, violência contra mulheres, LGBTfobia e intolerância religiosa, onde uma equipe está transitando pelo circuito da festa e realizando distribuição de materiais educativos; além do mais, ações de conscientização por parte da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a SEPROMI e a SPM, estão sendo feitas. Por fim, visando aumentar a visibilidade da Micareta, a TVE Bahia, fará a cobertura e flashs durante toda à festa.
“No mais, desejamos uma Micareta de paz e muita diversão a todos”, completou Zé Neto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




