Diante do número de pacientes com estomas – é geralmente uma abertura cirúrgica da parede abdominal para o uso da bolsa de colostomia ou, em alguns casos, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos – a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um treinamento especializado para os profissionais da rede – urgência e emergência, na manhã desta quarta-feira (17/04/2019). O evento ocorreu no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS.
“Percebemos que a quantidade de pacientes ostomizados tem crescido no município, por isso a realização dessa capacitação com os profissionais da rede municipal para melhor acolher essas pessoas e que elas recebem a orientação e o suporte necessários”, afirmou a enfermeira referência técnica em doença falciforme e palestrante, Luciana Brito.
A enfermeira e estomoterapeuta, Rayssa Cerqueira, apresentou dispositivos e produtos que podem ser usados durante a troca da bolsa de colostomia e as principais complicações que podem ocorrer. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade da assistência prestada a esses pacientes”, reforçou.
Atualizar e capacitar os profissionais para um atendimento especializado são práticas incentivadas pelo governo do prefeito Colbert Martins da Silva Filho para que toda a rede de saúde esteja preparada em qualquer situação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




