EUA enviam porta-aviões e bombardeiros ao Oriente Médio para “alertar o Irã”

John Robert Bolton, Conselheiro Nacional de Segurança da presidência dos EUA.
John Bolton afirma que envio do USS Abraham Lincoln e aeronaves é mensagem ao regime iraniano de que ataques a forças americanas terão resposta, depois de “uma série de indicações e avisos preocupantes”.

Os Estados Unidos afirmaram neste domingo (05/05/2019) que enviariam um porta-aviões e bombardeiros para o Oriente Médio, numa mensagem ao regime iraniano.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse que o envio é uma resposta a “uma série de indicações e avisos preocupantes” e uma “mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano” de que “qualquer ataque aos interesses dos Estados Unidos ou dos seus aliados irá se defrontar com uma força implacável”.

Receba as notícias e análises da DW no WhatsApp

Um funcionário do Pentágono detalhou à agência de notícias AP que a intenção é enviar uma mensagem ao Irã depois de “indicações claras” de que forças do regime iraniano ou ligadas a ele estariam preparando ataques a forças dos Estados Unidos na região, em solo e no mar.

Bolton declarou que os Estados Unidos vão enviar o grupo aéreo naval do porta-aviões USS Abraham Lincoln e uma força-tarefa de bombardeiros para a região de responsabilidade do Comando Central dos EUA, que inclui o Oriente Médio.

“Os EUA não estão à procura de uma guerra com o regime iraniano, mas estamos totalmente preparados para responder a qualquer ataque”, afirmou Bolton.

A decisão foi anunciada em meio a tensões entre o governo americano e o regime iraniano. Em maio de 2018, o presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irã, negociado ao longo de anos pelos EUA e aliados.

O acordo é uma tentativa de impedir que o regime iraniano desenvolva armas nucleares e prevê que o Irã reduza suas atividades nucleares e permita inspeções internacionais, em troca de alívio nas sanções econômicas.

No mês passado, os Estados Unidos anunciaram sanções para países que continuam comprando petróleo do Irã, o que afeta China, Índia, Japão, Coreia do Sul e Turquia.

O governo americano também incluiu recentemente a Guarda Revolucionária do Irã na sua lista de organizações terroristas.

Bolton e o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, frequentemente criticam o Irã e suas “atividades malignas” no Oriente Médio, acusando o regime de apoiar o terrorismo.

*Com informações do DW.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading