As questões ambientais que têm afetado o Lago Pedra do Cavalo foram discutidas durante reunião realizada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador, na quarta-feira (08/05/2019).
Foram pontuados problemas acerca do desmatamento ciliar, pesca predatória, ocupação irregular da Área de Proteção Permanente (APP), poluição por esgoto in natura e agrotóxicos.
“São problemas ambientais e sociais que têm atingido também os pescadores e moradores ribeirinhos, resultando na migração para os centros urbanos”, afirma o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, João Dias.
Outra questão pontuada foi a implementação do seguro-defeso – benefício destinado aos pescadores, proibidos de trabalhar durante o período de reprodução dos peixes. “Embora o lago já tenha 34 anos, o seguro-defeso ainda não foi implantado por parte do Governo do Estado. Isso coloca em risco toda a ictiofauna e prejudica os pescadores que dependem da pesca para sobreviver”.
Na oportunidade João Dias reforçou a necessidade imediata de ações de fiscalização e educação ambiental em defesa desse manancial e o comprometimento do Governo do prefeito Colbert Martins Filho com as questões ambientais.
Além de Feira de Santana, a reunião contou com representantes dos municípios de Santo Estevão, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos e de empresas situadas naquela região.
“É imprescindível que a união dos municípios para debater e sugerir a criação de mecanismos que protejam os mananciais”, pontuou o chefe de Educação Ambiental sinalizando que “o Lago de Pedra do Cavalo é responsável em abastecer atualmente mais de seis milhões de pessoas, incluindo as duas regiões metropolitanas: Feira e Salvador”.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




