
Em depoimento em vídeo, postado nesta terça-feira (21/05/2019) na rede social Facebook, o governador Rui Costa defendeu, de forma intransigente, o ensino público, gratuito e com qualidade em todos os níveis do ensino. Ele destacou o fato do Estado da Bahia possuir o terceiro maior orçamento do país destinado a educação e que a pesquisa científica, em todos os países, é financiada principalmente pelos governos.
O que pensa o governador Rui Costa sobre universidade pública
1 – “Sempre estudei em escola pública. Sempre defendi e defenderei as universidades públicas”
2 – “De onde eu vim, a gente apreendeu a conviver com as adversidades da vida e a respeitar a opinião alheia”
3 – “Fui eleito para governar para todos os baianos. Não posso ser irresponsável, nem colocar o equilíbrio das contas do Estado em risco ou desobedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal”
4 – “Acredito no diálogo e no bom senso. É preciso ter humildade. Do ponto de vista da negociação, já designei uma comissão permanente para estar em contato com os professores”
5 – “Eu respeito as mais diversas posições. Faz parte do processo democrático mas acho que esse é um momento inoportuno para determinadas atitudes. A situação do país é muito grave. Vivemos um momento de grande incerteza”
6 – “Esse é um momento para todos que lutam por um país melhor e mais justo estarem unidos”
7 – “Em entrevista recente à imprensa, fui questionado sobre a possibilidade de pagamento de mensalidades em universidades públicas. Respondi que esse não era o momento de se tratar dessa discussão. Defendo sempre que os mais ricos contribuam financeiramente para tornar a universidade pública cada vez mais forte. Mas não existe projeto; não existem propostas.”
8 – “Me parece injusto o movimento que tenta comparar a Bahia com o que está acontecendo nas universidades federais, quando na verdade estamos fazendo justamente o contrário, aumentando o investimento nas instituições e melhorando o salário dos professores. Sou solidário às universidades federais que são perseguidas pelo governo federal”
9 – “Os investimentos nas universidades estaduais só têm aumentado nos últimos 12 anos. Passamos de pouco mais de R$ 4,6 milhões em 2007, para quase R$ 1,4 bilhão em 2018”
10 – “A Bahia está entre os três estados que mais investem em Educação e criou um programa de assistência estudantil que está garantindo bolsas de estudo para estudantes de baixa renda”.
11- “Quero reafirmar: tenho compromisso de vida e de gestão com o ensino público; seguiremos abertos ao diálogo; fizemos muito e queremos fazer ainda mais, com trabalho, seriedade e serenidade, pela Educação na Bahia”.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




