O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, decidiu nesta segunda-feira (10/06/2019), abrir um procedimento disciplinar contra o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jatoem Curitiba. Para o corregedor, Deltan fez “campanha política” pelo voto aberto na disputa pela Presidência do Senado e tentou “descredenciar” perante a opinião pública a então candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL) ao comando da Casa.
A decisão do corregedor foi tomada um dia após o site The Intercept Brasil publicar o conteúdo vazado de supostas mensagens trocadas por Dallagnol e pelo então juiz federal Sérgio Moro. As conversas supostamente mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas no aplicativo Telegram. O site afirmou que recebeu de fonte anônima o material.
Na avaliação do corregedor, Deltan buscou, fora de suas atribuições legais, interferir na eleição para a Presidência do Senado Federal, ocorrida em fevereiro.
Baixe
Reclamação Disciplinar da CNMP contra Deltan Dalagnol referente ao caso do senador Renan Calheiros
*Com informações de Rafael Moraes Moura, do Estadão/Factiva.









