No G20, Secretário-geral da ONU pede atenção a mudanças climáticas e implementação da Agenda 2030

Secretário-Geral António Guterres discursa na Cimeira do G20 em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019.
O chefe das Nações Unidas,  António Guterres, declarou a jornalistas, em Osaka, no Japão, que na reunião vai mencionar essencialmente as questões da mudança climática e da implementação da Agenda 2030, sobre as quais “estamos ficando para trás”.

Em Osaka, no Japão, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a mudança climática avança mais rápido que as ações para travar o problema.  Ele revelou nesta sexta-feira (28/06/2019) que questões serão prioritárias no seu apelo aos líderes das maiores economias do mundo e também destacará a economia global, instabilidade na região do Golfo e disputas comerciais e tecnológicas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu mais esforços aos líderes do grupo das 20 maiores economias do mundo, G20, para lidar com as mudanças climáticas e questões relacionadas à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Consequências

Guterres disse que a mudança climática avança mais rápido que as ações para travar o problema, e os desastres naturais estão se tornando mais frequentes, mais intensos e mais dramáticos com consequências humanitárias piorando em todo o mundo.

O secretário-geral destacou ainda que todas as análises feitas mostram que a situação, em termos práticos, é pior do que foi prevista e que a vontade política tem falhado. Para ele, esse é um paradoxo que precisa ser ajustado.

Guterres fará um apelo aos líderes que participam na reunião para um compromisso muito mais forte de seus países para a ação climática. Ele pediu aos Estados que respeitem as medidas sugeridas pela comunidade científica para salvar o planeta.

Recursos

O outro apelo feito à comunidade internacional é que acelere a mobilização de todo o tipo de recursos para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O chefe da ONU enfatizou o papel do setor privado para que possam ser alcançadas essas metas e destacou que sem este segmento “seria impossível alcançar esses objetivos.”

Em 2015, os países adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e 17 objetivos mobilizar esforços para o fim da pobreza, combate às desigualdades e às mudanças climáticas, para garantir que ninguém seja deixado para trás.

Mecanismos

Guterres disse que muito ainda precisa ser feito para aumentar a conscientização e mostrar as oportunidades que existem e criar mecanismos para reduzir os riscos.

Dos líderes do G20, o representante espera ainda que possam usar essa plataforma multilateral para tratar de preocupações da ONU, como incertezas na economia global, instabilidade na região do Golfo e disputas comerciais e tecnológicas.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading