
Um verdadeiro mar de gente seguiu o cortejo da 13ª Edição do Bando Anunciador. Os devotos chegaram com fé, os lúdicos transbordaram alegria, os críticos ousaram protestar. A democratização do espaço público deu vazão a corpos pintados em cores esfuziantes ou simplesmente em tons de carvão. Os bandos anunciaram durante o cortejo que a tradicional manifestação popular que antecede a Festa de Senhora Sant’ana, resgatada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2007, conquistou as almas dos feirenses.
A diversidade, mais uma vez, protagonizou o desfile. Para dona Aidê Borges, de 64 anos, uma oportunidade de reviver toda a diversão que aproveitou nos anos 70. “É um evento maravilhoso, de muita alegria e diversão. Estou muito feliz em voltar a participar do Bando”, disse.
Ludmila Barros, de uma cervejaria da cidade, reuniu pela segunda vez um grupo de clientes e amigos para apresentar este movimento cultural de Feira de Santana. “Quando a gente fala ‘Beba a cidade’ a gente diz não só da cerveja, mas é beber a cidade também em todos os seus movimentos culturais e artísticos. A gente sempre fala da cidade, valoriza a cidade e o Bando Anunciador é esse elemento cultural que tem tudo a ver com a nossa proposta”.
Segundo Aldo Morais, diretor do Cuca, “o bando Anunciador de 2019 foi um sucesso absoluto. A antecipação do horário de saída assegurou um fluxo contínuo de foliões. A distribuição dos ambulantes foi mais regular, diminuindo os afunilamentos. Os becos foram isolados, garantindo mais segurança, que se traduziu, aliás, na ausência de ocorrências policiais. No geral, a festa se mostra cada vez maior, mas também mais bonita e diversificada com a participação de um número crescente de grupos popular”, afirmou.
De acordo com o reitor da UEFS, professor Evandro do Nascimento, a participação da Uefs na organização do Bando Anunciador reafirma o compromisso original, quando o evento foi resgatado em 2007, de preservar o patrimônio cultural de Feira de Santana. “O bando assumiu, de fato, um caráter popular. A festa se viabiliza também pelo apoio e parceria de entes públicos, como a Prefeitura Municipal, que contribui com diversos serviços públicos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, e empresas privadas”, destacou.
Esse ano, pela primeira vez, o cortejo foi puxado pelo Bando do Cuca, que contou com a presença também do Bando do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest). Também participaram do cortejo bandos tradicionais no evento como o Bando da Rua Nova, Bando das Baraúnas, Bando de Lucas da Feira, Bando da Chácara São Cosme e tantos outros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




