Bahia e Pernambuco firmam compromisso para combate da Mosca-das-Frutas

Acordo entre Bahia e Pernambuco amplia segurança sanitária na produção de frutos.
Acordo entre Bahia e Pernambuco amplia segurança sanitária na produção de frutos.

Representantes de defesa fitossanitária e especialistas no combate à Mosca-das-Frutas de Bahia e Pernambuco se reuniram no município de Juazeiro, nessa sexta (30/08/2019), para avaliar a adoção de procedimentos conjuntos na prevenção da praga responsável por atingir cerca de 10% das lavouras, causando grande prejuízo à economia. A Bahia é o principal produtor de mangas do Brasil e a fiscalização nos pomares será intensificada, a partir da Diretiva da União Européia 523/2019 que determina rigoroso controle para exportação de frutas frescas aos países europeus. A abertura do Workshop “Fruticultura, Desafios e Oportunidades”, contou com a participação do titular da SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia), Lucas Costa, o diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Mauricio Bacelar, o secretário de agricultura de Pernambuco, Dilson Peixoto, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Goulart e outras autoridades em pesquisa e controle de pragas.

“A Portaria da UE entra em vigor no início de setembro e servirá como uma motivação extra para que todo o perímetro monitorado no Vale do São Francisco, de responsabilidade da ADAB, receba atenção ainda maior”, ressaltou Maurício Bacelar. A Bahia ocupa o segundo lugar no ranking de exportação brasileira de uva, cítricos e mamão e contribui decisivamente para o título ostentado pelo Brasil de terceiro maior produtor de frutas do planeta. Em 2018, a Bahia produziu 37 milhões de toneladas de frutas em área cultivada superior a 263 mil hectares.

No Vale do São Francisco, área notabilizada pelo diferencial estratégico de cultura irrigada, um total de 90% da produção de manga e uva de mesa são exportados para o mercado externo, especialmente Estados Unidos e Europa. O Vale é o maior polo exportador de frutas do país, onde são gerados 1 milhão e 200 mil empregos diretos e indiretos. A ampliação das exportações vai impactar na balança comercial dos estados envolvidos e aumentar a geração de empregos e renda.

A Coordenadora do Programa Estadual de Controle das Moscas-das-Frutas da ADAB, Rita de Cássia Oliveira, ratificou a importância do controle. ”É fundamental oferecermos produtos seguros não apenas ao mercado importador, mas também disponibilizarmos frutas de qualidade ao mercado interno”.

Durante o evento foram discutidas as repercussões das exigências da Diretiva para exportação de frutas brasileiras, além de novos procedimentos de controle, como a utilização da Técnica de Inseto Estéril (TIE) e assinado um Protocolo de Intenções para assegurar a responsabilidade compartilhada entre os órgãos de fiscalização e produtores.

Na plateia, fruticultores, empresários, produtores, profissionais das Ciências Agrárias e Biológicas, Responsáveis Técnicos (RTs), servidores do MAPA e das Agências Estaduais de Defesa Agropecuária e representantes de associações de produtores.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading