
A primeira edição do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, lançado pela Câmara Municipal de Itapevi em homenagem ao jornalista (morto em fevereiro), está com inscrições abertas até 30 de agosto de 2019 e terá como tema “A atuação do poder legislativo na construção da cidadania no Brasil”.
O objetivo do curso e da premiação é aprimorar a formação de estudantes e jornalistas recém-formados levando em conta as novas formas de produção para plataformas multimídias.
O curso é gratuito e possui 60 vagas para estudantes e profissionais, além de cinco destinadas a jornalistas refugiados no Brasil.
Será dividido em três eixos que abordarão o conteúdo teórico da política, o estudo das linguagens e formatos para plataformas multimídias e a parte prática direcionada para a produção de pautas que irão concorrer ao prêmio.
A premiação acontecerá em junho de 2020 e será composta pelas categorias: pauta, artigo de política, crônica, editorial de política, reportagem, notícia, fotojornalismo e edição.
A banca avaliadora selecionará os finalistas a partir dos critérios de adequação ao tema, diversidade de fontes, apuração, clareza, originalidade e relevância. Os três finalistas recebem um troféu e um certificado de participação.
A ação terá parceria da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza e da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e contará com o apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Cotas (Abel), Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (Apel), Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis), Senado Federal, RDX Comunicação, Digital 5 e União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).
Perfil
Ricardo Eugênio Boechat (Buenos Aires, 13 de julho de 1952 — São Paulo, 11 de fevereiro de 2019) foi um jornalista, âncora e locutor de rádio. Ele Atuou principais jornais do país, como O Globo, O Dia, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Seu último trabalho na comunicação foi no Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde estava desde 2004, quando começou como âncora do noticiário matinal BandNews FM em 2005 — inicialmente no bloco local da filial carioca, passando no ano seguinte para a apresentação da faixa matinal da rede, quando também passou a ancorar o Jornal da Band na Rede Bandeirantes. Também assinava uma coluna semanal na revista ISTOÉ. Venceu por três vezes o prêmio Esso, além de ter recebido por várias vezes o Prêmio Comunique-se.
*Com informações do Jornal Folha de S.Paulo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




