Oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército conhecem potencialidades e desafios da Bahia

Potencialidades da Bahia são apresentadas aos Oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Potencialidades da Bahia são apresentadas aos Oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

As possibilidades e desafios da economia e a administração pública do Estado da Bahia foram apresentados para os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), durante palestra realizada na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), nesta quinta-feira (22/08/2019). A atividade integra uma fase do curso onde os alunos realizam viagens de estudos estratégicos para entender a realidade de cada região do País.

De acordo com o Coronel Walter de Deus, a iniciativa permite que os oficiais/alunos tenham uma visão mais completa nos diversos campos do poder como militar, político, econômico e psíquico social, favorecendo o entendimento para aplicações futuras. “A partir do momento em que os alunos têm contato com cada região do país, e podem conhecer melhor suas realidades e potencialidades, fica muito melhor para este oficial de Estado Maior poder assessorar nos seus níveis de comando e pensar o Exército Brasileiro sempre com o olhar no nosso país”, explica.

Representando o secretário Walter Pinheiro, que na ocasião acompanhava em Teresina (Piauí) o governador Rui Costa em reunião do Consórcio do Nordeste, o Coordenador Executivo de Projetos Especiais da Seplan, Antônio Alberto Valença, traçou um panorama do estado da Bahia no que tange suas características sociais, econômicas e de infraestrutura, com destaque para o orçamento 2019. Valença destacou o fato de que 78,6% do território baiano localiza-se no semiárido, abrigando 278 dos 417 municípios e quase metade da população do estado. Segundo ele, ter uma parcela tão grande do território no semiárido é um dos grandes desafios ao desenvolvimento da Bahia.

A infra estrutura viária e energética também foram destacadas durante a apresentação. Projetos como a hidrovia do São Francisco, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, a Ferrovia da Integração Oeste-Leste e o Porto Sul, assim como os parques eólicos e de produção de energia solar da Bahia foram tratados enquanto importantes iniciativas para o desenvolvimento do estado.

O Diretor de Indústria, Mineração, Petróleo e Gás da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Henrique Almeida, realizou uma apresentação sobre a economia do município de Salvador e região metropolitana. Segundo ele, a região tem vivido uma transição para uma economia de serviços que precisam de estímulos para a produtividade das pessoas nas cidades. “Se pegarmos, por exemplo, a mobilidade urbana, na qual o governo tem investido tanto, não é somente uma questão de conforto, mas, além disso e principalmente, é uma questão de produtividade. Numa cidade onde o cidadão leva duas horas para chegar no emprego e duas horas pra voltar pra casa, é uma cidade onde o cidadão está, durante quatro horas, sem fazer nada produtivo, sem estudar, sem ler, sem trabalhar. Se são três milhões de pessoas nesta situação a produtividade fica comprometida”, explica.

A ECEME é o estabelecimento de ensino de mais alto nível do exército brasileiro. Localizada no Rio de Janeiro, a instituição tem a missão de preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e assessoramento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading