Universidade Estadual de Feira de Santana expõe imagens do Projeto Cores do Sertão

Obras da exposição Exposição 'Sertão Noturno'.
Obras da exposição Exposição 'Sertão Noturno'.
Obras da exposição Exposição 'Sertão Noturno'.
Obras da exposição Exposição ‘Sertão Noturno’.

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), convida a comunidade para a exposição sobre o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto. A mostra tem início nesta quinta-feira (08/08/2019) com 20 imagens da região do Piemonte da Chapada Diamantina, captadas entre 2017 e 2019 por pesquisadores, estudantes e pessoas da comunidade, com objetivo de evidenciar a riqueza cultural da região, distanciando-se da visão estereotipada de miséria e seca.

O projeto, intitulado Exposição Fotográfica Sertão Noturno – Projeto Cores do Sertão é desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-vi) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Jacobina. A captação das imagens se dá por meio de saídas fotográficas organizadas pelo grupo, inclusive com concursos e premiações, nos quais os autores cedem às imagens e autorizam a divulgação.

Participam da mostra os fotógrafos Ronaldo Santos, Carlos Guedes, Alex Felix e Sérgio Silva. Eles produziram fotografias durante a noite, fazendo uso da técnica light paint, que consiste em articular/administrar a luz (disponível ou projetada) e as sombras, para a produção de determinados efeitos. Com essa técnica os fotógrafos conseguem transmitir diferentes sensações sobre a paisagem e emprestam uma áurea fluída para as cenas que representam.

Fifós e candeeiros

Em um gesto corajoso e abnegado, fotógrafos e equipe de suporte viajam por estradas de chão, terrenos esburacados, áreas desoladas e ameaçadoras para captar a beleza noturna do céu sertanejo no contraste entre a luz e as sombras. A produção é destinada à criação e manutenção de um banco de imagens sobre a vida sertaneja, a produção de matérias visuais de alcance da comunidade e as práticas educativas contextualizadas envolvendo as imagens do sertão.

A mostra, que fica em cartaz até 13 de setembro, também reúne parte da coleção dos fifós e candeeiros pertencentes ao Museu Casa do Sertão, numa tentativa de diálogo com as imagens do ‘Sertão Noturno’, com variedade no tamanho, nas formas e materiais empregados em sua artesanal confecção. Os objetos acompanham a trajetória histórica do povo sertanejo, ainda comuns em muitos lares e vendas da roça, aonde não chegou à eletrificação rural.

Agenda

O que: Projeto Cores do Sertão

Quando: 8 de agosto

Local: Museu Casa do Sertão

Endereço: Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte, Feira de Santana

20 imagens da região do Piemonte da Chapada Diamantina, captadas entre 2017 e 2019 por pesquisadores, estudantes e pessoas da comunidade, com objetivo de evidenciar a riqueza cultural da região.
20 imagens da região do Piemonte da Chapada Diamantina, captadas entre 2017 e 2019 por pesquisadores, estudantes e pessoas da comunidade, com objetivo de evidenciar a riqueza cultural da região.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141550 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.