Pela pessoa com deficiência
Representantes de diversos segmentos organizados da sociedade de Feira de Santana se reuniram, no auditório da OAB, na manhã de sexta-feira (20/09/2019), para debater a “Acessibilidade: desafiando barreiras”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com apoio do Governo Municipal, marcou as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Setembro Verde, sensibilizando a sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência. E reuniu principalmente pessoas com deficiência física ou intelectual para debater questões referentes à garantia de direitos. O secretário de Desenvolvimento Social (SEDESO), Pablo Roberto Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa.
Educação
Pelo fortalecimento das habilidades dos alunos de 5º e 9º da Rede Municipal de Educação acerca de seu letramento em Língua Portuguesa e Matemática foi realizado encontro entre gestores, coordenadores pedagógicos e o Departamento de Ensino da Secretaria de Educação. O evento ocorreu no Centro de Cultura Maestro Miro, na quinta-feira, 19. O secretário de Educação, Marcelo Neves, compareceu ao evento e ressaltou a importância dos gestores e coordenadores pedagógicos na caminhada para alcançar uma educação de qualidade. “Vocês são os olhos da Secretaria junto à comunidade escolar. São vocês quem conhecem as reais necessidades das escolas. Estou aqui para ouvir e dar todo apoio que puder”, enfatizou. Todos os alunos do 5º e do 9º ano participaram de uma avaliação entre os dias 26 e 30 de agosto, com objetivo de verificar o desempenho em relação aos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb. Em outubro, eles farão a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.
FLIFS
Durante seis dias a cidade de Feira de Santana se transformará na Feira dos livros, da arte, da cultura e do encontro com as palavras. A programação terá início amanhã,24 e o cenário da Praça Padre Ovídio já foi transformado para acolher um público estimado de 70 mil pessoas. Numa área de, aproximadamente 4 mil m², 70 stands montados para disponibilizar ao público produtos e serviços de dezenas de editoras, livrarias, bibliotecas e grupos de leitura. Além dos corredores da Flifs, que servem de “palco” para várias manifestações artísticas, a estrutura do evento na praça também inclui mais quatro espaços para programação.
Sarau
Na semana do aniversário de emancipação política de Feira de Santana, o MAP (Mercado de Artes Popular) recebeu o terceiro Sarau Sales Barbosa, na quinta-feira, 19, quando o público ouviu sobre a história do poeta que deu nome à rua, e da contribuição do romantismo para a cidade. A rua Sales Barbosa liga a Praça Fróes da Motta ao centro comercial. Hoje, é famosa pelo largo calçadão que abriga comerciantes, lanchonetes e barracas, contudo, passou por um longo processo até chegar na configuração atual, como conta a professora Cíntia Portugal. “Inicialmente, era a rua onde os escravos no final do dia jogavam seus dejetos. Era onde tinham os prostíbulos. Com o passar do tempo lavaram a rua e trancaram a rua com cipó caboclo para expulsar as prostitutas”, declara a professora responsável pelos estudos sobre Sales Barbosa.
Empresários.
Feira de Santana entrou na pauta da Câmara Federal, em Brasília, durante a semana que a cidade comemorou 186 anos. Através da iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial (ACEFS), uma comitiva com cerca de 50 empresários cumpriu uma agenda propositiva na capital federal. Entre as principais atividades, a Sessão Solene em homenagem ao aniversário da cidade que aconteceu nesta quinta-feira,19. “Viemos buscar condições para que a gente possa empregar mais e contribuir diretamente com o crescimento de Feira de Santana. Nós precisamos da duplicação do Anel de Contorno – que além de Feira vai beneficiar todo o entorno –, precisamos de aeroporto e temos outras demandas. A classe empresarial assumiu o protagonismo dessa cobrança e esse é o objetivo dessa comitiva”, declarou o presidente da CDL, Luís Mercês. A sessão foi requerida pelo deputado federal Zé Neto



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




