Feira de Artes da Primavera reúne cerca de 500 expositores no Campo Grande, em Salvador

Cerâmica, fuxico, tricô, flores, artigos pet, pratos da culinária baiana e uma gama de atrações culturais. A 8ª edição da Feira de Artes da Primavera, promovida pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Associação dos Artesões da Bahia, reúne 500 expositores de todo o estado. A feira foi aberta nesta terça-feira (17/09/2019) e segue até segunda (23), na Praça Dois de Julho, Campo Grande, sempre das 9 horas às 21 horas.

A atividade de estímulo ao empreendedorismo e cultura integra a programação do Festival da Primavera, que acontece até o dia 29 em vários pontos de Salvador. Nesta edição, a novidade é o “Corredor de Cerâmica”, uma ala com cerca de 50 expositores que ofertam peças produzidas em Maragogipinho, distrito do município de Aratuípe, no Recôncavo.

Depois de percorrer 90 km de Maragogipinho a Salvador, o oleiro Roque Santos, 45 anos, e a esposa Luciane Santos, de mesma idade, apostam no aquecimento do comércio no final de semana. “Vamos vender muitas peças aqui”, disse o artesão, que participa da feira pela primeira vez. No estande instalado no “Corredor de Cerâmica”, há diversas peças feitas do material. Vasos para plantas, imagens decorativas, luminárias de várias formas e tamanhos que chamam atenção pelos detalhes e cores. “Temos tudo para decoração. Quem passa por aqui com certeza leva alguma coisinha para enfeitar a casa”, garante Roque Santos.

Comércio primaveril

Nos espaços reservados à venda de flores e plantas, a Primavera já se anuncia. O aspecto exuberante das mudas de plantas é no mínimo convidativo. A diversidade também chama atenção de quem passa pelo local. São orquídeas, rosas, pés de alecrim, tomilho, orégano e as mais diversas plantas aromáticas e ornamentais. Para o dono do negócio, o floricultor Antônio de José, veterano no evento, a feira é uma ótima oportunidade. “Essa é uma época em que as plantas estão bonitas, vistosas. Montamos um estande que chama atenção pela beleza e isso atrai o público”, frisa o comerciante.

Moradora da Corredor da Vitória, a aposentada e também artesã Ana Araújo, 71 anos, aproveitou a feira para comprar lembranças que levará para amigos no exterior. Nas compras, artigos como canetas ornamentadas com fuxico, imãs de geladeira e pegadores de recados decorados. “Aproveitei para comprar uns presentinhos com a cara da Bahia que levarei para amigos de fora. Sempre venho para essas feirinhas. Esse espaço aqui é ótimo. É muito importante ofertar oportunidade para os artesãos, afinal há quem viva apenas da atividade”.

Artigos pet

O evento tem também espaço para o mercado pet, em especial para cães e gatos. No estande da artesã Regina Santos, há roupas, coleiras, tigelas, acessórios e até camas para os bichanos. “É um mercado que tem crescido muito. Estou vindo pela segunda vez e acho que esse ano será ainda melhor”, diz a comerciante, ressaltando o espaço onde a feira acontece favorece o segmento do seu negócio. “Muita gente passeia por aqui com os animais e tenho certeza que receberemos muitos clientes e seus animais de estimação”, comenta ela, enquanto organizava os artigos.

Além da oferta de produtos, a programação contempla apresentações culturais, a partir das 16h. Na programação, muita música e manifestações como samba de roda. No aspecto gastronômico, além dos pratos tradicionais, bolos e doces típicos, o evento também conta com delícias regionais, a exemplo da maniçoba, e estandes especializados com opções e variações para adeptos da culinária vegana. Também há espaço para o aprendizado do artesanato. Estão sendo realizadas oficinas de artes abertas ao público, através do Projeto Adaba Jovem Aprendiz, onde crianças e adultos interessados podem aprender a produzir peças.

Oportunidade

A feira é um evento solidário, que garante oportunidade para que os artistas baianos comercializem seus produtos. “O objetivo da feira é defender e valorizar os artesãos baianos, trazendo o interior para capital e dando oportunidade para que o trabalho desses profissionais seja mostrado, resgatando a cultura popular. Temos representantes de 15 municípios”, afirma João Duran, coordenador-geral da Associação dos Artesões da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading