Mídia e democracia na era digital são temas de evento em Centro Universitário de Salvador

Cartaz anuncia II Semana de Comunicação UNISBA.
Cartaz anuncia II Semana de Comunicação UNISBA.
Cartaz anuncia II Semana de Comunicação UNISBA.
Cartaz anuncia II Semana de Comunicação UNISBA.

Com o objetivo de debater as mudanças nos fluxos comunicacionais, as transformações da atividade jornalística e os desafios da profissão na era digital, o Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA), antiga Faculdade Social da Bahia, realiza entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019 a II Semana de Comunicação, em Ondina. Com o tema “Mídia e Democracia na Era Digital”, o evento reunirá profissionais, professores e estudantes de jornalismo e áreas correlatas.

A programação inclui palestras, oficinas, bate-papos, intervenções artísticas, que serão realizadas nas dependências da própria instituição e local externo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As vagas são limitadas e terão certificação por participação. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo Sympla ou no local.

A conferência de abertura, no dia (23), às 19 horas, terá como tema “Fluxos comunicacionais, Democracia, Midiatização e Jornalismo de Dados”, e conta com a participação de Renata Gomes, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora adjunta da UFRB em Santo Amaro, de Juan Torres, editor de Inovação do Jornal Correio* e especialista em jornalismo de dados, entre outros conferencistas.

Durante os cinco dias, o evento abre discussão sobre as novas possibilidades e práticas jornalísticas, entre elas iniciativas independentes de profissionais e grupos sociais. Na quinta-feira (26/09), às 19 horas, será realizada a mesa “Comunidades Digitais e Democratização da Informação”, que vai reunir Rose Vitório e Pamela Mota, representantes da Agência de Notícias das Favelas (ANF), Alex Hezorg do Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação/Intervozes e Jefferson Borges do portal Nordesteusou.

As alternativas e os desafios da inserção no mercado de trabalho para jornalistas recém-formados estarão em pauta com o bate-papo “Sou jornalista, e agora?, com profissionais em início de carreira com boas experiências para  contar  sobre projetos e produtos jornalísticos por eles concebidos e implementados, a exemplo do site Não Óbvio (https://www.naoobvio.com/), de Vanessa Brunt, o Cidade em Prosa (http://cidadeemprosa.com.br/sobre/), do jornalista Bruno Ganem, e do RAP 071 (http://www.rapzeroseteum.com/), criado pelos jornalistas Gabriel Soares e Pedro Enrique.

Aprender na prática

As oficinas serão realizadas nos dias 25 e 26, e trazem os temas “Redação para Mídias Sociais” e “Todo Mundo Podcast”. A primeira será ministrada pela jornalista Arysa Sousa, especialista em gestão de mídias sociais e Estrategista Digital na equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador. A outra oficina, sobre produção de podcasts, será ministrada por Daniela Souza, professora do Unisba e coordenadora da Rádio Educadora FM.

O encerramento da II Semana de Comunicação será realizado na sexta-feira (27), a partir das 19 horas, no Mercadão Criativo e Colaborativo, localizado no Rio Vermelho. O evento traz o lançamento do livro “Marca lugar, Comunicação e Cultura” e conta com a presença de uma das organizadoras do livro, Claudiane Carvalho, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba e professora de Jornalismo do Unisba e UFBA. A noite conta ainda com apresentações artísticas dos alunos Talita Black e Cleiton e Banda, ambos do curso de Jornalismo do Unisba.

A II Semana de Comunicação terá transmissão em tempo real pela Agência Baiana de Notícias (ABAN), do curso de Jornalismo do Unisba. Para mais informações sobre a programação, basta acessar nossas redes sociais, no Instagram @agenciabaianadenoticias ou ABAN – Agência Baiana de Notícias, no Facebook.

Agenda

O que: II Semana de Comunicação do Centro Universitário Social da Bahia – UNISBA (antiga FSBA)

Onde: – Av. Oceânica, 2717 – Ondina, Salvador – BA

Quando: 23 e 27 de setembro de 2019

O que:  Livro “Marca Lugar, Comunicação e Cultura” – Autores: Adriano de Oliveira Sampaio, Claudiane Carvalho, Inês Martins, Lidiane Pinheiro (Org.). Editora EDUFBA, ano 2019.

Quando: 27 de setembro de 2019 às 19 horas

Onde: Mercadão Criativo e Colaborativo, Rua Guedes Cabral, 20 – Rio Vermelho

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142750 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.