O suicídio na contemporaneidade é tema de evento do Setembro Amarelo em Salvador

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

Trazer à tona o tema do suicídio, levando a sociedade a parar para pensar, discutir e falar a respeito é a proposta da Campanha do Setembro Amarelo. Para reforçar a proposta da campanha, o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), unidade da Secretaria da Saúde do Estado vinculada ao Centro de Informações Antiveneno está realizando o evento: “Suicídio na contemporaneidade: mídias sociais, relações líquidas e direitos humanos”. A ação acontece nesta terça-feira (10/09/2019), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a partir de 13:30 horas, no Auditório I da Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula.

Voltado especialmente para os usuários do NEPS, seus familiares e a comunidade em geral, além de um documentário sobre o tema suicídio, que será exibido como disparador do debate inicial, o evento proporcionará o momento intitulado “papo franco sobre os direitos humanos no contexto suicida”, entre o público e representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, INSS, Comissão de Direitos Humanos e Justiça e Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Centro de Valorização da Vida e Corpo de Bombeiros.

Para a psicóloga Soraya Rigo, coordenadora do NEPS, “esta, sem dúvida, será uma oportunidade inédita, tanto para os usuários quanto para as instituições que lhes representam, de estabelecer um diálogo franco, direto e esclarecedor”. Ainda segundo a psicóloga, observa-se um crescimento acelerado dos índices de suicídio e tentativas de suicídio nas mais diferentes faixas etárias, sobretudo entre os mais jovens.

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bahia foi o 2º estado da União com o maior crescimento nos casos de suicídio, enquanto um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo, publicado em 2019, aponta que entre 2006 e 2015, observou-se um crescimento de 24% nos casos de suicídios entre jovens de 10 a 19 anos nas capitais brasileiras, com Salvador aparecendo entre as seis capitais citadas.

Programação

Após a mesa de abertura do evento, será apresentado o documentário “Not alone”, cujo conteúdo deverá provocar o público para participar, através de perguntas ou depoimentos que retratem as inquietações disparadas pelo filme exibido. Nesse momento, denominado Encontro de Ideias, os convidados do CVV e do Corpo de Bombeiros explicam ao público o trabalho desenvolvido por suas instituições na área da prevenção do suicídio para, em seguida, ser iniciado um bate-papo entre a plateia e os representantes do NEPS, Corpo de Bombeiros e CVV.

Num segundo momento, acontece o “Papo franco: direitos humanos no contexto suicida”, quando os representantes das diversas instituições terão 10 minutos para apresentar as ações e/ou necessidades da instituição representada que se relacionam com a prevenção do suicídio.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading