Transplantes de coração
O município de Feira de Santana dá um salto na oferta de serviços médicos de alta complexidade e passa a oferecer também transplantes de coração a partir de 2020. O serviço avançado será possível através de termo de compromisso assinado na segunda-feira, 28, no auditório do Hotel Atmosfera, pela Santa Casa de Misericórdia/HDPA/Incárdio com o Hospital Sírio-Libanês visando transferência de tecnologia para capacitação da equipe de profissionais que vai atuar em todas as etapas do processo cirúrgico. Médico por formação, o prefeito Colbert Martins Filho destacou o avanço em toda área de saúde médica de Feira de Santana para atender as exigências visando este procedimento. Também lembrou que já fez parte da equipe pioneira do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) que realizou transplantes de rins, já em 1984. O diretor-presidente do Incárdio, Jodilton de Oliveira Souza, confessou nunca imaginar participar de um projeto de saúde e lembrou que todo o processo levou 7 anos de conversa com a diretora do HDPA, Sandra Peggi, solicitando a ele para reabrir o setor de cardiologia do hospital, o Incárdio.
Mostra do Som
Desde segunda feira está na pauta, no Museu Casa do Sertão, a exposição Som do Sisal, que se prolongará até 20 de dezembro. A mostra será com instrumentos musicais como violão, unkuelelê, violino, contrabaixo feito com sisal e cavaquinhos de cadeia produtiva deste pelas mãos de crianças do projeto Som do Sisal.
Orçamento
Discutidona Câmara de Feira de Santana o Orçamento do Município, que valerá para o ano de 2020 e com previsão de receita da Prefeitura Municipal é de R$ 1,46 bilhão. O parecer da Comissão de Orçamento e Finanças é favorável à tramitação da matéria.
Novembro Azul
Foi dada a largada para a maior campanha de conscientização de saúde masculina do Brasil. No próximo dia 1º de novembro, sexta, começa o Novembro Azul, mês para reforçar a conscientização da população masculina sobre o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, com mais de 68 mil casos em 2018 e 15 mil mortes por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por outro lado, a doença tem 90% de chances de cura se for detectada precocemente, o que reforça a importância de consultas médicas e exames frequentes, em especial para homens acima de 50 anos ou 45 anos, para quem tem histórico familiar da doença ou são afrodescendentes.
Giro
Numa viagem pelo Caribe de transatlântico, um grupo de familiares do empresário Dario Mascarenhas de Oliveira Filho, que por lá circularão durante quinze dias, com escalas pelas Bahamas.













