
A Revista Organismo, publicação impressa sobre literatura brasileira contemporânea, lança novos números com curadoria de nomes de destaque como as premiadas Conceição Evaristo e Lívia Natália, e do poeta e performer Ricardo Aleixo que forma dupla com o prosador Evanilton Gonçalves. O evento de lançamento, denominado “As contemporaneidades negras nas literaturas brasileiras”, terá um bate-papo com alguns dos curadores e curadoras e conta com a mediação de Silvana Carvalho, no dia 10 de outubro de 2019, às 18:30 horas, no Quadrilátero da Biblioteca Central da Bahia, nos Barris, em Salvador. Será aberto ao público e, na ocasião, haverá distribuição gratuita da revista.
A revista é um lançamento da editora Organismo e tem apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Estes são os números 8 e 9 da publicação e contam com textos de poetas e escritores de todo o Brasil. Além de proporcionar a circulação dos escritos, a revista traz um conteúdo que propõe inovar na forma de compreensão de textos contemporâneos caracterizados como negros, periféricos, feministas, marginais e também os canônicos.
O editor geral do projeto, o poeta e pesquisador soteropolitano, Jorge Augusto, comemora o décimo número da revista. Morador do bairro da Liberdade, doutorando pela UFBA, ele destaca a necessidade de haver publicações que se dediquem a expor a multiplicidade da literatura brasileira e festeja que essa revista tenha surgido na capital baiana. “A publicação contribui de maneira decisiva para a produção de uma cartografia da poesia brasileira contemporânea, que alarga e põe em questão a própria noção de contemporâneo que vem sendo discutida pela crítica literária brasileira”, acrescenta.
Outra inovação da revista Organismo é que ela mantém, desde a sua primeira edição, uma estrutura diferente: todas as páginas são destacáveis. Assim, todo leitor e leitora pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. “Esse gesto de reedição empreendido pelo leitor busca estimular sua atuação como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista”, comenta Jorge Augusto.
Desde o lançamento do número zero, em 2015, todas as publicações seguem o mesmo requisito: participam curadores diferentes a cada edição, sendo dois poetas e/ou críticos de literatura. Dentre os nomes que já participaram estão: Berimba de Jesus, Marília Garcia, Nelson Maca, Rita Santana, Ana Carla Portela, João Filho, Nívia Maria Vasconcelos, Carissa Macedo, Guellwaar Adún. Essa diversidade de agentes estimula e visibiliza a diversidade da poesia contemporânea no Brasil.
A revista Organismo tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do edital Setorial de Literatura 2016-18/2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
Agenda
O quê: Lançamentos dos números 8 e 9 da revista Organismo, com bate-papo com Lívia Natália, Ricardo Aleixo e Evanilton Gonçalves e mediação de Silvana Carvalho.
Quando: 10 de outubro, às 18:30 horas
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador.










