Mensagem de Irmã Dulce para o mundo é a Obra Social que ela construiu com amor e caridade; Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia, atuou com devoção ao próximo

O bispo da Diocese de Irecê, Dom Tommaso Cascianelli, religioso da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, mais conhecida como Congregação dos Passionistas, foi o orientador espiritual de Irmã Dulce (o ‘Anjo bom da Bahia’) e acompanhou a religiosa nos últimos anos de vida. Ele foi, também, conselheiro particular no âmbito das atividades caritativas e obras sociais mantidas pela religiosa.

Em entrevista, Dom Tommaso destaca os traços característicos da espiritualidade da futura Santa, seu amor à Eucaristia e a Nossa Senhora

Italiano, Dom Tommaso chegou ao Brasil em 1980 como missionário passionista, assumindo diferentes encargos educacionais e paroquiais no exercício de seu ministério sacerdotal em várias cidades da Bahia, entre as quais a capital Salvador, onde conheceu Irmã Dulce Lopes Pontes (nome de batismo, Maria Rita Lopes de Sousa Brito) e suas obras sociais, tornando-se mais tarde orientador espiritual e conselheiro da religiosa que será declarada Santa na celebração de canonizações que o Papa Francisco presidirá no próximo dia 13 de outubro no Vaticano.

Exemplo luminoso de caridade e de amor ao próximo, Irmã Dulce dos Pobres – como é chamada – é também conhecida como o “Anjo bom da Bahia”, recordada por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.

Nascida em Salvador em 26 de maio de 1914, a religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus faleceu na capital soteropolitana em 22 de maio de 1992 e foi beatificada em 22 de maio de 2011. Como orientador espiritual e conselheiro de Irmã Dulce, Dom Tommaso acompanhou a religiosa nos últimos anos de sua vida.

“Irmã Dulce dizia ver nos pobres e nos enfermos, nos indigentes jogados nas marquises, o rosto sofredor de Jesus, razão pela qual sentia o dever de agir”, ressalta Dom Tommaso, a quem pedimos que nos destacasse os traços característicos da espiritualidade da futura Santa. Vamos ouvir (ouça na íntegra clicando acima).

Ele revelou sobre a espiritualidade de Irmã Dulce, destacando o grande amor à Eucaristia e a Nossa Senhora, dedicação aos enfermos e aos pobres em geral, os indigentes jogados nas marquises, nos quais enxergava o rosto sofredor de Jesus.

Dom Tommaso diz que a mensagem de Irmã Dulce para o mundo é a herança da Obra Social que ela construiu com amor e caridade, e que Irmã Dulce pregava que somos todos filhos do mesmo Pai.

Ele comentou que a Igreja no Brasil, mais precisamente, na Bahia, está vivendo este momento de canonização com júbilo. “Todos sabiam que Irmã Dulce era uma grande Santa”, disse Dom Tommaso .

Canonizada 

Irmã Dulce dos Pobres será declarada Santa Dulce dos Pobres durante cerimonia de canonização presidida pelo Papa Francisco neste domingo (13/10/2019), no Vaticano.

*Com informações do Vaticano News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading