
A Prefeitura de Mata de São João criou planos de ação para minimizar os impactos ambientais causados pelas manchas de óleo que atingem trechos dos seus 28 quilômetros de costa. A gestão municipal mobilizou as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, de Cultura e Turismo e de Obras e definiu estratégias para limpeza das praias, para o monitoramento das informações e para os diálogos com as comunidades e com os órgãos federais e estaduais competentes.
Em Praia do Forte, em Imbassaí, no Santo Antônio e em Sauípe, locais onde foram encontradas manchas de óleo ao longo das praias, é possível ver servidores da Prefeitura, moradores, voluntários e funcionários de hotéis e de condomínios coletarem materiais em sacos plásticos. Todos os resorts da região mobilizaram suas equipes para a limpeza de praias.
As ações têm garantido que o acidente ambiental não prejudique o banho de mar e nem o lazer nos trecho do Litoral matense. Em praias com o Lorde, o Portinho e a Praia do Tivoli, na Praia do Forte, o fluxo de turistas, o banho de mar e as práticas do surfe e da pesca acontecem de forma normal. Porém percebe-se a preocupação natural dos banhistas com o contato com as manchas de óleo nas areias.
Responsabilidade com as informações – O empresário Firmo Azevedo demonstra preocupação quanto à forma de divulgação das informações. “Temos um problema. Claro. E estamos tratando de forma extremamente responsável. Não podemos de forma alguma negligenciar as informações, mas temos que fazê-lo com responsabilidade, para não criar nenhum pânico na população e nos turistas”, recomenda. “Estamos em total alerta, mas as atividades por aqui seguem de forma extremamente normal, apesar dos cuidados”, explica Azevedo
O fenômeno, que atingiu todos os estados do Nordeste e ainda não teve a origem descoberta pelos órgãos competentes, é considerado pelos especialistas como uma das maiores tragédias ambientais do país, devido às dimensões atingidas.
Plano de ação
Na manhã de quinta-feira (10/10/2019) o secretário de planejamento e Meio Ambiente Paulo Meireles, o sub-prefeito Hélio Vianna e técnicos do municípios estiveram reunidos com a coordenadora de Eventos Especiais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ana Cacilda Reis, com representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e com moradores e empresários locais, para discutirem estratégias de limpeza e outras medidas para minimizar os impactos do acidente.
O Ibama alertou quanto aos procedimentos de limpeza e manuseio dos resíduos. A Prefeitura está montando um local de armazenamento para o material coletado em todo a costa do município. Tudo será pesado diariamente e as informações enviadas para o Governo do Estado, que será o responsável, de acordo com a representante do Ibama, pela remoção e pelo destino final dos dejetos.
“Estamos com toda a nossa estrutura mobilizada para contornar essa situação da melhor maneira possível. Temos seguido toda orientação e estamos alinhados com os Ibama e o Inema, e buscando o melhor diálogo com a comunidade e com os empreendimentos”, explica o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Mata de São João, Paulo Meireles.
Limpeza
O sub-prefeito do Litoral, Hélio Viana, informa que uma equipe de limpeza da Prefeitura percorreu toda a costa do município desde as 5h da manhã de hoje. “O pessoal está muito bem orientado quanto ao manuseio dos resíduos. A orientação do Ibama foi inclusive para que nesse momento retiremos apenas o material da superfície das praias”, destaca Vianna.
O sub-prefeito avisa que qualquer cidadão pode ajudar na limpeza das praias e recomenda o uso de botas, de luvas, de pás ou outras ferramentas que evitem o contato com a pele para remover os materiais. “Ao recolher, armazene-os em sacos plásticos e para descartá-los entre em contato com a gente, pelo número 71 999657211, que é também What’sApp. Nós faremos a coleta”, orienta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




