Salvador: Escultura de Mário Cravo Júnior é recuperada e voltará para visitação pública

Escultura que representa o orixá Oxalá do artista plástico Mário Cravo Júnior está pronta para voltar às exposições, no Bairro do Horto Florestal.
Escultura que representa o orixá Oxalá do artista plástico Mário Cravo Júnior está pronta para voltar às exposições, no Bairro do Horto Florestal.

A escultura que representa o orixá Oxalá do artista plástico Mário Cravo Júnior está pronta para voltar às exposições, no Bairro do Horto Florestal, em Salvador. A peça passou por obras de reconstrução e recuperação realizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), sob coordenação do artista e servidor João Moura.

A peça Oxalá, composta de cobre e latão, assim como outras de Mário Cravo Júnior, foi alvo de vândalos no início deste ano, ainda enquanto esteve no edifício sede dos Correios, no bairro da Pituba. Após este acontecimento, a escultura foi doada para o Estado, por meio do Ipac. “Diante de uma peça com grande valor artístico e religioso, decidimos promover a total reconstrução e recuperação da escultura por meio de um investimento de aproximadamente R$ 200 mil. Agora ela encontra-se com todas as suas características originais intactas”, afirma o diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira.

O trabalho realizado na peça incluiu a reconstrução da cabeça, do braço direito e das vigas estruturais, além do jateamento de areia (retirada da camada oxidada na superfície da escultura), e recomposição de parte dos adereços e vestimentas. A obra foi coordenada pelo artista plástico e escultor, João Moura.

Ele trabalhou por 25 anos com Mario Cravo Júnior e revela a satisfação em ter participado da recuperação do Oxalá: “Trata-se de uma escultura com modelagem de características medievais. Trabalhamos por 45 dias consecutivos para entregarmos a arte com a expressão artística e religiosa originais para que tenha uma linguagem similar a do artista, com a finalidade que ela volte a se comunicar com o espectador como era antes”, disse João Moura.

O artista

Mário Cravo Júnior era considerado um dos principais artistas modernistas do país e especialista em monumentos. Premiado nacional e internacionalmente, ele foi um dos nomes que mais estimulou e valorizou os elementos da cultura popular para produzir arte por mais de 70 anos de atividade profissional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading