SESI Bahia é um dos 30 finalistas de premiação Internacional

Escola SESI Djalma Pessoa é reconhecida pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa inovação sustentável.
Escola SESI Djalma Pessoa é reconhecida pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa inovação sustentável.

A Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador, é uma das 30 finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, que vai premiar os 10 melhores projetos de inovação sustentáveis, desenvolvidos por estudantes do ensino médio. A Escola SESI Bahia é a única instituição do Brasil selecionada para a premiação, escolhida entre os três melhores projetos de cada continente, que terá também representantes da Colômbia e do México. A proposta da premiação é abordar alguns dos desafios de desenvolvimento mais urgentes do mundo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2030.

O anúncio dos finalistas ocorreu nesta segunda-feira (07/10/2019), após a reunião do Júri do Prêmio, composto por 12 membros que inclui ex-chefes de estado do México e da Islândia, o ex-primeiro-ministro da República da Coréia, ministros e representantes dos Emirados Árabes Unidos e empresários de renome internacional.

Cada projeto vencedor, nas categorias Saúde, Alimentação, Energia e Água, recebe US$ 600 mil. Já na categoria Global High Schools ((Escolas Secundárias Globais), na qual o SESI Bahia está concorrendo, são seis vencedores, representando seis regiões do mundo, e cada projeto receberá até US$ 100 mil para investir no projeto apresentado à premiação.

A proposta do SESI contempla os projetos da linha de pesquisa Tecnologias Verde, desenvolvidos pelo programa de Iniciação Científica da Escola Djalma Pessoa e que já teve diversas iniciativas premiadas em feiras de ciência nacionais e internacionais, a exemplo da telha ecológica, da pesquisa com microalgas, do bioplástico a partir da fécula de mandioca e uso da casca de laranja como catalisador para a indústria de fármacos.

No projeto apresentado a proposta é o desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica em Tecnologias Verdes, proporcionando aos estudantes a construção do seu conhecimento em educação ambiental a partir da experimentação prática e prototipagem de projetos autorais de pesquisa e engenharia aplicada em tecnologias sustentáveis.

A gerente de educação do SESI Bahia, Cléssia Lobo, recebeu com alegria o anúncio da escola como finalista da premiação. Ela explicou que a proposta apresentada ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade vai contribuir para “impulsionar ainda mais o trabalho de iniciação científica na escola e tornar o SESI uma referência na formação de estudantes e capacitação de professores nesta área”.

Resultado

O resultado da premiação será conhecido no dia 13 de janeiro de 2020. A premiação já teve 76 vencedores desde 2008, quando foi criado. Este ano, em seu décimo segundo ciclo anual de premiação, o Prêmio recebeu um recorde de 2.373 inscrições de 129 países.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading