TCU suspende propaganda de pacote de leis apresentada pelo ministro Sérgio Moro

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu, nesta terça-feira (08/10/2019), a veiculação das peças publicitárias da campanha do “pacote anticrime” do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. Segundo o ministro e relator do caso, Vital do Rêgo, o governo não demonstrou a utilidade pública da campanha publicitária.

A decisão do ministro é provisória e é destinada a evitar os danos que possam ser causados pela permanência da campanha no ar. Nesta quarta-feira (9), o plenário do Tribunal deve analisar o caso. O requerimento para barrar a veiculação da propaganda foi feito pelo Ministério Público e também por deputados federais de oposição.

Além de não comprovar a utilidade pública, a propaganda do governo, segundo Vital do Rêgo, é ilegal por constranger o Congresso a aprovar o pacote. De acordo com informações do jornal O Globo, a campanha estaria orçada em R$ 10 milhões.

“Entendo que a utilização de recursos públicos para a divulgação de ‘um projeto de lei’ que, em tese, poderá, de forma democrática, sofrer alterações sensíveis após as discussões que serão levadas a efeito pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal não atendem aos requisitos de caráter educativo, informativo e de orientação social. Isso porque, como qualquer projeto de lei, o que se tem são teses abstratas que serão alteradas pelos legitimados a representar a população”, afirmou em seu despacho o ministro.

Ainda segundo o texto da decisão de Vital do Rêgo, “há fortes indícios” de que a contratação da campanha publicitária atinente ao conjunto de medidas proposto por Moro não se enquadra na ação orçamentária. “Justificando, assim a adoção de medida cautelar com vistas a suspender a execução do contrato publicitário firmado até que esta Corte de Contas se pronuncie no mérito a respeito dos fatos apontados”, escreveu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading