Cairu: Morro de São Paulo recebe evento de Pesca Oceânica durante o mês de novembro de 2019

Evento é o primeiro entre os três do Yatch Clube da Bahia que irão acontecer em Cairu até o final da alta temporada.
Evento é o primeiro entre os três do Yatch Clube da Bahia que irão acontecer em Cairu até o final da alta temporada.

Os amantes da pesca esportiva em água salgada já podem comemorar. Nesta sexta-feira e sábado, 1 e 2, Morro de São Paulo recebe 15 equipes, com 6 pescadores cada, para competir a primeira etapa da Temporada Baiana de Pesca Oceânica do Yacht Clube da Bahia. A disputa, que acontece nos dois dias entre 6 e 17 horas, tem saída da Praia da Gamboa.

A expectativa para o evento é grande. A competição é a única da modalidade autorizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia, que fica ainda mais atrativa durante a alta temporada, entre outubro e dezembro. Nesta época, as águas quentes trazem outras espécies de peixes para a costa.

A competição, realizada pelo clube há mais de 50 anos, aconteceu em Cairu pela primeira vez em 1994. Nesta edição, terá uma novidade: a participação da lancha Realeza, comandada por Carlos Cunho, é a primeira equipe de Morro de São Paulo a competir. A premiação, acompanhada pelo público, acontece logo após o final da pesca do último dia.

Este é o primeiro entre os três eventos do Yatch Clube da Bahia apoiados pela Prefeitura de Cairu, através da Secretaria de Turismo, que irá acontecer no município-arquipélago de Cairu durante o verão 2019-2020. “A região de Morro tem um enorme potencial para prática de esportes náuticos e a Prefeitura de Cairu abraçou também a Regata de Vela de Oceano e o desafio de Canoagem. Essa parceria é muito importante pra gente por se tratar de um destino conhecido no país todo, o que atrai atletas de outros estados para as nossas competições”, comenta Luis Pato, gerente geral de esportes do Yacht Clube da Bahia.

A competição é democrática e de fácil acesso, por aceitar a participação com embarcações de qualquer tipo e tamanho. Isso facilita a entrada de novos competidores na Bahia e o incentivo à prática do esporte. Em média, 15 a 20 equipes participam regularmente dos torneios capitaneados pelo Yacht Clube da Bahia.

Pesca consciente

Com foco na preservação das espécies, os campeonatos têm sido cada vez mais rígidos nas regras, incentivando a prática do “pesque e solte”, que tem como premissa a devolução dos peixes fisgados ao mar ainda com vida. No caso da captura de peixes de bico, a equipe só pontua se apresentar filmagens que comprovem que o animal foi pescado e devolvido ao mar com vida. A expectativa para 2020 é que este processo aconteça em todas as categorias de pescados. Nesta edição, a orientação para os peixes de costeira, que são embarcados e pesados, é que não sejam doados ou comercializados.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading