Manifestantes pedem renúncia de premiê da República Tcheca

Cerca de 250 mil pessoas ocuparam parque em Praga para protestar contra o governo de Andrej Babis. Manifestação ocorre na véspera do 30° aniversário da revolução que derrubou o comunismo no país.
Cerca de 250 mil pessoas ocuparam parque em Praga para protestar contra o governo de Andrej Babis. Manifestação ocorre na véspera do 30° aniversário da revolução que derrubou o comunismo no país.

Cerca de 250 mil tchecos protestaram neste sábado (16/11/2019) em Praga contra o primeiro-ministro Andrej Babis.  A manifestação ocorreu na véspera do 30º aniversário da Revolução de Veludo – quando protestos e uma greve geral colocaram fim a quatro décadas de totalitarismo imposto pela antiga União Soviética sobre a então Tchecoslováquia.

Antigo comunista, o populista Babis enfrenta uma série de acusações de corrupção e uma investigação da Comissão Europeia sobre um possível conflito de interesses em torno de sua holding Agrofert, que reúne empresas agrícolas, de mídia e do setor químico. O primeiro-ministro rejeita as acusações.

Manifestantes de todo o país –  que tem 10,7 milhões de pessoas – lotaram o parque Letna de Praga, agitando bandeiras tchecas e da União Europeia no local, que também foi palco de imensos protestos em novembro de 1989, quando o domínio comunista na Tchecoslováquia desmoronou pacificamente semanas após a queda do Muro de Berlim.

Muitos na multidão gritaram “estamos aqui”, ecoando o grito de 30 anos atrás, durante os protestos que levaram Vaclav Havel ao poder.

“Alguns de nossos políticos não entendem por que estamos aqui. Outros não querem estragar o feriado”, disse Benjamin Roll, vice-presidente da Associação dos Milhões de Momentos pela Democracia, que organizou o protesto. “A luta pela liberdade e pela democracia nunca acaba.”

Entre os que discursaram na manifestação estavam ex-dissidentes que falaram nos comícios de 1989, e disseram que Babis e o presidente Milos Zeman não estavam aptos para o cargo.

*Com informações do Deutsche Welle.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading