Terremoto devasta Albânia, deixa 23 mortos e 600 feridos

Um terremoto de 6,2 graus atingiu a Albânia na madrugada da próximo à cidade de Durrës, que fica na zona costeira do Mar Adriático.
Um terremoto de 6,2 graus atingiu a Albânia na madrugada da próximo à cidade de Durrës, que fica na zona costeira do Mar Adriático.

Um terremoto de 6,2 graus atingiu a Albânia na madrugada desta terça-feira (26/11/2019), próximo à cidade de Durrës, que fica na zona costeira do Mar Adriático. De acordo com fontes locais, ao menos 23 pessoas morreram e 600 ficaram feridas. Até o momento, 40 foram resgatas com vida de escombros.

O tremor de terra ocorreu às 3 horas locais, e ao menos outras quatro réplicas foram registradas nas horas sucessivas, sentidas em outros países da região. O Instituto italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) calcula que o epicentro do terremoto foi a 10 km de profundidade, entre Shijak e Durrës. O terremoto foi sentido na capital da Albânia, Tirana, onde as pessoas saíram pelas ruas, em pânico.

A imprensa europeia e as equipes de resgate da Albânia informaram que dezenas de pessoas ficaram sob escombros de prédios que desabaram, principalmente em Durrës.

Lá, o Hotel Vila Palma, de 4 estrelas e com três andares, desabou, matando ao menos quatro pessoas: duas mulheres, um idoso e um adolescente. O presidente da Albânia, Ilir Meta, afirmou que a situação na cidade de Thumane, próxima do epicentro, é “muito dramática” e que são feitos todos os esforços para tirar vítimas dos escombros.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, ressaltou que o país enfrenta “momentos dramáticos”, nos quais “é preciso manter a calma”. Líderes políticos de outros países lamentaram a tragédia e ofereceram ajuda. O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, enviou aviões e unidades especiais para a Albânia.

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o turco Recep Tayyip Erdogan também se dispuseram a colaborar. “Envio a minha fraterna proximidade ao povo e ao Estado da Albânia, colocados duramente à prova desse gravíssimo terremoto. A Europa está ao lado de vocês e sempre estará”, disse, por sua vez, o presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli.

Efeitos

O terremoto na Albânia foi sentido também na Bulgária, Croácia, Grécia, Itália, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Macedônia. Na Itália, as regiões da Puglia e da Basilicata receberam alertas, pois ficam na mesma região, viradas para o Mar Adriático e Mar Jônico, respectivamente.

Na Grécia, a 6km do vilarejo de Ano Kastritsi, um tremor de terra de 4,6 graus foi registrado por volta das 5:49 horas locais e assustou os moradores. Um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter atingiu a cidade de Nevesinje, no sul da Bósnia e Herzegovina. Não há relatos de vítimas até o momento. De acordo com o Instituto Geofísico Americano (USGS), o epicentro foi registrado a 6km a sudoeste de Blagaj e a 10km de profundidade.

A imprensa internacional, citando fontes da Bósnia e Herzegovina, informou que foram contabilizados apenas danos materiais e rachaduras em imóveis. As autoridades também ordenaram o fechamento temporário das escolas. O tremor ocorreu às 10:19 horas locais. (ANSA)


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading