
A apresentação da mais importante bailarina do Brasil, Ana Botafogo, em Feira de Santana, é o mais novo vídeo que está sendo exibido no Memorial da Feira, portal mantido na internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. A apresentação de Ana Botafogo foi em 1992, nas comemorações dos 20 anos da Earte, primeira escola de dança de Feira de Santana e do interior da Bahia. Ela se apresentou juntamente com Paulo Rodrigues (os dois, na época, eram primeiros-bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e os alunos da Earte, no espetáculo O Despertar da Amazônia, dirigido pelo coreógrafo Geraldo Ciuffo. A coordenação geral do espetáculo foi de Luiz Augusto Oliveira, atualmente diretor do Centro de Cultura Maestro Miro.
A Earte foi fundada em 1972 pela bailarina feirense Ângela Oliveira, formada na primeira turma de dança da Universidade Federal da Bahia, e que trouxe para Feira de Santana não apenas o balé clássico e o jazz, mas também as mais recentes técnicas da dança moderna desenvolvidas na década de 1970. Ângela Oliveira morreu precocemente em um acidente de carro, em 1983. Mas seu trabalho teve continuidade com o irmão Luiz Augusto Oliveira, que já promoveu vários outros espetáculos de dança, como a apresentação de Carlinhos de Jesus e do Ballet do Teatro Castro Alves, e com sua sobrinha, a também bailarina Manuella Oliveira, que assumiu a direção artística da Earte.
O vídeo sobre a apresentação de Ana Botafogo está na seção Relíquias da Feira. O portal Memorial da Feira pode ser acessado na internet, no endereço http://www.memorialdafeira.ba.gov.br.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




