STF quer que CNMP dê continuidade a investigação do fundo da Lava Jato; Esquema foi criado pelo procurador da República Deltan Dallagnol

O ministro do STF Alexandre de Moraes cobra do CNMP investigação sobre atuação do procurador da República Deltan Dallagnol, na criação de fundo milionário a ser gerido por ele próprio.
O ministro do STF Alexandre de Moraes cobra do CNMP investigação sobre atuação do procurador da República Deltan Dallagnol, na criação de fundo milionário a ser gerido por ele próprio.

Os ministros Supremo Tribunal Federal (STF) querem que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) dê seguimento à investigação sobre a criação de uma fundação pelos procuradores da Lava Jato, entre eles Deltan Dallagnol.  A operação queria criar um fundo para gerir R$ 2,5 bilhões de dinheiro público recuperados dos desvios da Petrobras.

O ministro Alexandre de Moraes tem insistido junto ao CNMP para que a investigação seja feita, mas até agora o corregedor do órgão, Rinaldo Lima, não inciou a apuração, apesar de ter recebido ofício do magistrado em setembro de 2019, segundo informação da coluna Painel da Folha de S. Paulo. Ainda de acordo com a publicação, Moraes teria apontado supostas ilegalidades de membros do MPF e exigiu a investigação.

Curiosamente, Lima é o mesmo que operou um verdadeiro ‘milagre’ para salvar Dallagnol de denúncias. O corregedor arquivou, em 19 de dezembro de 2019, seis reclamações disciplinares apresentadas ao CNMP contra Deltan. O que pode parecer uma invejável eficácia de Lima, na verdade soa mais como descarada proteção para isentar Deltan de possíveis penas ou condenações: dos seis despachos analisados, cinco foram assinados pelo corregedor em menos de 20 minutos, entre 18h51 e 19h07.

É válido lembrar que entre as inúmeras denúncias contra Dallagnol há também a representação, apresentada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, que coloca o nome do procurador no centro de um dos maiores escândalos do país, inaceitável em qualquer nação democrática.

Dallagnol e outros procuradores teriam articulado o pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo. A peça também foi motivada por notícias compartilhadas pelo site The Intercept Brasil a partir de troca de mensagens vazadas do celular de Deltan.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading