Ameaça da pandemia de coronavírus Covid-19 “se tornou muito real”, diz OMS

O coronavírus está mais perto de causar uma pandemia, mas os surtos nos países ainda podem ser controlados por meio de uma combinação de medidas de contenção e mitigação, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (09/03/2020).

“Agora que o vírus está presente em tantos países, a ameaça de uma pandemia se tornou muito real”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em entrevista coletiva.

“Mas seria a primeira pandemia que poderia ser controlada. O ponto principal é que não estamos à mercê do vírus.”

Quatro países representam 93% dos quase 110.000 casos em todo o mundo, disse Tedros.

“Estamos encorajados pela Itália estar tomando medidas agressivas para conter sua epidemia e esperamos que essas medidas se mostrem eficazes nos próximos dias”, acrescentou.

*Com informações de Stephanie Nebehay, da Agência Reuters.

Vista da fachada da sede da Organização Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça.
Vista da fachada da sede da Organização Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading