Campanha #MilãoNãoPara transformou a cidade em “fábrica” de cadáveres

Em apenas um mês, por erro de autoridades e empresários, a cidade de Milão se transformou em epicentro do desastre sanitário na Europa.
Em apenas um mês, por erro de autoridades e empresários, a cidade de Milão se transformou em epicentro do desastre sanitário na Europa.

Na sexta-feira (207/03/2020), o mórbido placar de mortes na Itália bateu novamente o recorde diário. De ontem para hoje, foram mais 919 mortes, totalizando 9.134 pessoas. Deste número, 5.402, são mortes ocorridas na Lombardia, região Norte do país. A principal causa da dramática situação tem seu epicentro na cidade de Milão, localizada na Lombardia.

O detonador das mortes em massa foi a decisão equivocada das autoridades e empresários locais. Em 27 de fevereiro, foi deflagrada a campanha #MilãoNãoPara, com aval do prefeito. A campanha desafiou as autoridades sanitárias, desmobilizou a já necessária quarentena e manteve a cidade funcionando normalmente. Naquele momento, a Lombardia contabilizava 258 infectados e a Itália inteira 12 mortos.

Em entrevista ao programa de televisão italiano Che tempo che fa, da emissora Rai, o prefeito Giuseppe Sala reconhece o brutal erro de avaliação sanitária. “Era 27 de fevereiro, o vídeo estava explodindo nas redes, e todos o divulgaram, inclusive eu. Certo ou errado? Provavelmente errado”, disse. “Ninguém ainda havia entendido a virulência do vírus, e aquele era o espírito”, disse ainda o prefeito.

No Brasil, o governo Bolsonaro insiste em aplicar a mesma orientação com campanha publicitária nas redes sociais e nas ruas. “Bolsonaro vai gastar quase 5 milhões de reais, sem licitação para combater medidas da OMS que protegem a população do Coronavírus”, denuncia o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado Federal. “Por que o governo não usa esse dinheiro para comprar mais ventiladores mecânicos para UTIs?”, questiona.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading