Congresso e negociadores dos EUA chegam a acordo para pacote de ajuda por coronavírus de US$ 2 trilhões

Presidente Donald Trump apresenta mediadas de estímulo à economia dos EUA.
Presidente Donald Trump apresenta mediadas de estímulo à economia dos EUA.

Senadores e autoridades do governo dos Estados Unidos chegaram a um acordo sobre um projeto de lei de forte estímulo econômico para aliviar o impacto do surto do coronavírus, disseram os negociadores nesta quarta-feira (24/03/2020).

O Senado votará o pacote de 2 trilhões de dólares mais tarde no dia e a Câmara deve fazer o mesmo na sequência.

“Esse é um nível de investimento de tempos de guerra para nossa nação”, disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, em discurso anunciando o pacto após dias de negociações entre parlamentares republicanos e democratas, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e outros assessores do presidente Donald Trump.

“Vamos aprovar a legislação mais tarde hoje”, disse McConnell.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, chamou a medida de “maior pacote de resgate na histórica norte-americana”, descrevendo-a como o “Plano Marshall” para hospitais e necessidades médicas, em referência ao programa financiado pelos EUA que ajudou a reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial.

“A ajuda está a caminho, grande ajuda e ajuda rápida”, disse Schumer.

O texto do acordo só deve ser disponibilizado mais tarde nesta quarta-feira.

McConnell disse que o pacote vai apressar o dinheiro para ajudar os norte-americanos a pagarem as contas durante as dispensas de emprego relacionadas ao surto, expandir o seguro-desemprego e fazer empréstimos emergenciais para pequenas empresas.

Também vai “estabilizar importantes indústrias nacionais” e garantir ajuda financeira a hospitais e fornecedores de cuidados de saúde que têm dificuldades para conseguir equipamentos para pacientes doentes, completou.

A expectativa era de que o pacote de estímulo impulsionasse a economia com uma infusão de ajuda, incluindo um fundo de 500 bilhões de dólares para ajudar indústrias afetadas com empréstimos e uma quantia similar para pagamentos diretos de até 3 mil dólares para milhões de famílias dos EUA.

Entre outras provisões devem estar 350 bilhões de dólares para empréstimos a pequenas empresas e 250 bilhões para auxílio-desemprego.

Schumer disse que ele também inclui 100 bilhões de dólares para hospitais e sistemas de saúde, junto com dinheiro adicional para outras necessidades ligadas a saúde.

Outros 150 bilhões de dólares irão para ajuda a governos locais e estatais para combaterem o surto.

*Com informações de Richard Cowan, David Morgan, Susan Cornwell e Patricia Zengerle, da Adência Reuters.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading